Repositório Digital

A- A A+

Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética

.

Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética
Autor Gonçalves, Mônica Hoff
Orientador Pereira, Marcelo de Andrade
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Pedagogia
Teoria da educação
Resumo Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15683
Arquivos Descrição Formato
000688494.pdf (2.971Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.