Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Marcelo de Andradept_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Mônica Hoffpt_BR
dc.date.accessioned2009-04-29T04:12:41Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15683pt_BR
dc.description.abstractPor uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, Michel de Certeau e Jan Masschelein acerca da caminhada como prática poética e possibilidade pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivo, assim, aprofundar o entendimento da caminhada como atravessamento poético pedagógico a partir da realização de uma série de experiências ambulatórias compartilhadas e de um panorama histórico do caminhar - desde a “construção” do ser caminhante (tendo como base as idéias de Paola Jacques Berenstein e Roberto Muggiati), passando pelo surgimento das cidades (Massimo Canevacci e Robert M. Pechman) até a compreensão/apropriação da caminhada como ação poética (séculos XIX e XX), destituída de objetivo geográfico e destino físico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeoria da educaçãopt_BR
dc.titlePor uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poéticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000688494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Pedagogia da Artept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples