Repositório Digital

A- A A+

Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula

.

Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
Autor Silva, Letícia Hernandes da
Orientador Loponte, Luciana Gruppelli
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Ensino
Museu
Resumo Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15686
Arquivos Descrição Formato
000688587.pdf (361.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.