Repositório Digital

A- A A+

Afetividade e construção do conhecimento : a produção textual como portadora de conteúdo

.

Afetividade e construção do conhecimento : a produção textual como portadora de conteúdo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Afetividade e construção do conhecimento : a produção textual como portadora de conteúdo
Autor Silva, Anna Selmira Jardim da
Orientador Fernando Becker
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Afetividade
Construção do conhecimento
Ensino fundamental
Ensino médio
Piaget, Jean 1896-1980.
Produção de textos
[es] Afectividad
[es] Construcción del conocimiento
[es] Epistemología genética
[es] Escuela elemental
[es] La escuela secundaria
[es] La toma de conciencia
[es] Piaget, Jean
[es] Producción textual
Resumo Esta dissertação aborda a afetividade, numa perspectiva piagetiana, como energética das estruturas cognitivas. Realiza uma investigação sobre a importância da afetividade no processo de construção do conhecimento, partindo da hipótese de que os problemas de aprendizagem, repetência e evasão escolar são gerados não exclusivamente por problemas cognitivos, mas antes por problemas afetivos, na medida em que enviesam o desenvolvimento cognitivo. Apresenta a forma como a afetividade dinamiza o processo de assimilação e acomodação durante o processo de aprendizagem da linguagem escrita, tendo a produção textual como instrumento de investigação das representações simbólicas que os alunos/autores realizam de seu entorno social. Apresenta a produção textual como forma de expressão do pensamento, como instrumento de comunicação e construção de sua subjetividade. Aborda a construção do conhecimento a partir dos conceitos de interesse e necessidade, e discorre sobre a importância da tomada de consciência das ações como mecanismo de construção do conhecimento. Apresenta as concepções sobre moralidade construídas no interior dos discursos veiculados na produção textual de alunos de Ensino Fundamental e Médio. Tem por base teórica a epistemologia genética e fundamenta-se na visão construtivista, que preconiza o desenvolvimento cognitivo do ser humano pela interação, de cujo processo a afetividade constitui a energética, possibilitando ao sujeito tornar-se autônomo e crítico.
Resumen Esta tesis trata a la afectividad, en una perspectiva piagetiana, como energía de las estructuras cognitivas. Se lleva a cabo una investigación sobre la importancia del afecto en el proceso de construcción de conocimientos, basada en el supuesto de que los problemas de aprendizaje, repetición y deserción escolar son generados no sólo por los problemas cognitivos, pero por problemas emocionales. Muestra cómo el afecto agiliza el proceso de asimilación y acomodación durante el proceso de aprendizaje de la lengua escrita, teniendo la producción textual como una herramienta de investigación de representaciones simbólicas que los estudiantes / autores tienen de su entorno social. Muestra la producción textual como un medio de expresión del pensamiento, como un recuso para la comunicación y la construcción de su subjetividad. Se trata de la construcción del conocimiento de los conceptos de interés y la necesidad, y se analiza la importancia de la sensibilización de las acciones como un mecanismo para la construcción del conocimiento. Presenta los conceptos de moralidad construida en el interior de los discursos pronunciados en la producción textual de los estudiantes de Primaria / Secundaria. Se basa en la teoría de la Epistemología Genética y tambien en la visión constructivista, que exige el desarrollo cognitivo del ser humano por la interacción, de cujo proceso la afectividad constituye la energética, posibilitando al sujecto tornarse autónomo y crítico por lo que es autónomo y crítico.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15691
Arquivos Descrição Formato
000688817.pdf (637.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.