Repositório Digital

A- A A+

"A primeira impressão é a que fica..." programação visual corporal : o patchwork do vestir

.

"A primeira impressão é a que fica..." programação visual corporal : o patchwork do vestir

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "A primeira impressão é a que fica..." programação visual corporal : o patchwork do vestir
Autor Felippe, Mariângela
Orientador Sabat, Ruth Francini Ramos
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Resumo Este trabalho trata do corpo como suporte do discurso e da arte, posta na roupa e mostrada ao mundo, carregada na pele, no corpo, no exercício diário de vestir/despir, mostrar/esconder, desvelar/ocultar e dos critérios selecionados pelos sentidos e vivencias para a produção de sentido de estar no mundo. Discute-se a leitura que fazemos desse mundo, de como nos colocamos nele, e das formas pelas quais nos mostramos ou nos escondemos e a significação que damos ao ato de pertencimento ou não a um determinado grupo; a visibilidade e/ou neutralidade possível de nossa identidade pessoal, grupal ou global, traduzida em nossas roupas. A pesquisa foi realizada por intermédio de questionários respondidos por trezentas e sessenta e seis (366) pessoas, maiores de dezoito anos (18), ou que já tivessem terminado o Ensino Médio; alunos de um curso pré-vestibular para pessoas carentes, alunos de graduação e pós graduação em áreas diferenciadas e uma escola técnica de estilismo (o critério de idade não foi levado em consideração para os alunos do curso técnico de estilismo). Os dados relativos a esses questionários possibilitaram pensar que os critérios que balizam as escolhas do vestuário, implicam em expectativas de sermos olhados, admirados, detestados, esquecidos ou ignorados e estão pautados pelos olhares que destinamos aos outros e os significados com os quais lemos suas presenças e aparências. Por fim, discute-se que tais critérios são escolhas pessoais que cada sujeito elege dentro do que lhe é ofertado pelas suas relações, vivências e entorno social.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15692
Arquivos Descrição Formato
000688897.pdf (186.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.