Repositório Digital

A- A A+

A trajetória de Benito Mazon Castañeda no Instituto de Belas Artes : uma reflexão sobre o ensino das artes

.

A trajetória de Benito Mazon Castañeda no Instituto de Belas Artes : uma reflexão sobre o ensino das artes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A trajetória de Benito Mazon Castañeda no Instituto de Belas Artes : uma reflexão sobre o ensino das artes
Autor Silva, Thais Canfild da
Orientador Kern, Daniela Pinheiro Machado
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Assunto Arte : Rio Grande do Sul
Castañeda, Benito Mazon
Ensino
Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul
[en] Art education
[en] Art education in Rio Grande do Sul
Resumo Este trabalho tem como objeto de estudo o professor e artista espanhol Benito Mazon Castañeda (1885-1955), que se mudou para o Brasil em 1939 e consolidou sua carreira vinculado ao Instituto de Belas Artes, onde lecionou de 1941 até 1955. Essa pesquisa é um estudo de caso, elaborado com base na atuação de Benito Castañeda como professor e mestre e também em sua ligação com a história do Instituto de Artes. Sob a ótica de sua trajetória como docente, são analisadas as metodologias do ensino da Arte no Brasil, sendo examinado especificamente o período em que Castañeda trabalhou no Instituto de Belas Artes. Esta pesquisa está ancorada nos documentos coletados do dossiê do professor- artista, preservados no Arquivo Histórico do Instituto de Artes e apresentados de maneira inédita ao final deste trabalho. Além destas fontes primárias, este trabalho é resultado do entrecruzamento de minha pesquisa com textos já publicados sobre o período, sobre o ensino das artes no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Abstract This paper has as a subject matter the spanish professor and artist Benito Mazon Castañeda (1885-1955), who moved to Brazil in 1939 and consolidated his career as a teacher and artist linked to the Instituto de Belas Artes, where he taught from 1941 until 1955. This research it is a case study, which is based on the trajectory of Benito Castañeda as a teacher and his connection with the history of the Instituto de Artes as well. From the perspective of his career as a lecturer, the methodologies of art education in Brazil are analyzed, being examined specifically the activity period of the professor Benito Castañeda at the Instituto de Belas Artes.This research is anchored in the documents collected from the Professor-artist dossier, preserved in the Historical Archive of the Institute of Arts and are presented unprecedentedly at the end of this paper. Apart from these primary sources, this work is a result of the intersection of my research with texts already published over the period, particularly on the teaching of arts in Brazil and Rio Grande do Sul.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156925
Arquivos Descrição Formato
001017844.pdf (9.410Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.