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Qualidade na criação de ambientes virtuais de aprendizagem e o ensino de inglês para fins acadêmicos e gerais

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Qualidade na criação de ambientes virtuais de aprendizagem e o ensino de inglês para fins acadêmicos e gerais

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Título Qualidade na criação de ambientes virtuais de aprendizagem e o ensino de inglês para fins acadêmicos e gerais
Autor Silva, Antonio Vinicius Feijo da
Orientador Ana Eliza Pereira Bocorny
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem de língua estrangeira
Educação à distância
Linguagem e línguas
Língua inglesa
[en] English for academic purposes
[en] English for professional purposes
[en] Virtual learning environments
Resumo Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são espaços online implementados com finalidades educacionais, que reúnem recursos que permitem e promovem a interação entre: (i) o aluno; (ii) o professor; (iii) o material; (iv) e o ambiente, de forma a facilitar e auxiliar a construção do conhecimento. O presente trabalho pretende analisar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que tenham por objetivo o ensino de Inglês para Fins Gerais (IFG), Acadêmicos (IFA) e Profissionais (IFP) como forma de subsidiar a construção do AVA LUMINA Idiomas. A análise parte da revisão da literatura sobre três gerações da pedagogia (Behaviorismo, Construtivismo e Conectivismo) quando relacionadas com a educação a distância. Também são consideradas nesta análise as mudanças nas concepções sobre como se aprende (MORGADO, 2012), e a forma como o desenvolvimento tecnológico e a criação de novas ferramentas acompanham a evolução das visões educacionais, sociais e psicológicas dos períodos em que se desenvolvem (ANDERSON; DRON, 2012) Ambientes selecionados por relevância como ferramentas de ensino ligadas ao tema do projeto foram analisados a fim de identificar a existência de características estruturais, metodológicas e de conteúdo, que os relacione com as pedagogias de educação a distância revisadas. A identificação de características relevantes levou ao desenho de um modelo de ambiente a ser implementado no projeto LUMINA Idiomas. A análise revelou os ambientes como representações da evolução do uso das ferramentas disponíveis, através da pluralidade de características de diferentes gerações pedagógicas de educação a distância, confirmando a necessidade do constante estudo e desenvolvimento de novos recursos para auxiliar na melhoria da proficiência de IFA e de IFP.
Abstract Virtual Learning Environments (VLE) are online spaces implemented with educational purposes, that gather features to allow and promote interaction among: (i) the student; (ii) the teacher; (iii) the material; (iv) and the environment, to facilitate and to support knowledge construction. This paper aims to analyze Virtual Learning Environments (VLEs) that aim teaching English for General (EGP), Academic (EAP) and Professional Purposes (EPP) as a way to subsidize the construction of the VLE LUMINA Idiomas. The analysis start from a literature review of three generations of pedagogy (behaviorism, constructivism and connectivism) when related to distance education. It is also taken into consideration in this analysis the changes on the concepts about how people learn (MORGADO, 2012), and how the technological development and the creation of new tools follow the evolution of the educational, social and psychological views of the periods in which they were developed (ANDERSON ; DRON, 2012). Environments selected by their relevance as teaching tools related to the project theme were analyzed in order to identify the existence of structural, methodological and content features that relate them to the reviewed distance education pedagogies. The identification of relevant characteristics led to the design of an environment model to be implemented in the LUMINA Idiomas project. The analysis revealed the environments as representations of the evolution of the use of the available tools through the plurality of characteristics from different generations of distance education pedagogies, confirming the need for constant study and development of new resources to improve EAP and EPP proficiency.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156929
Arquivos Descrição Formato
001016233.pdf (940.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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