Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorKothe, Ana Júliapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-20T02:34:45Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156937pt_BR
dc.description.abstractA proposta desse trabalho é refletir sobre o ensino de literatura nas escolas brasileiras a partir de experiências de leituras literárias. A educação escolar tem papel fundamental na formação de cidadãos críticos e participativos em uma sociedade, sendo as aulas de literatura de extrema importância, pois, é onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar e compartilhar práticas sociais de leitura. Para isso, portanto, é necessário que o professor realize uma seleção das obras literárias a serem trabalhadas durante todo o Ensino Médio da Educação Básica. Ao longo do trabalho, destaco como esse método é realizável através de práticas de leitura a partir da poesia de Fernando Pessoa – seleção da obra realizada pela lista de leituras obrigatórias do concurso de vestibular UFRGS 2017. Desse modo, e trabalhando com a atualidade da obra (não com a contemporaneidade), contribui-se para a formação de leitores literários.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to reflect on literature teaching in Brazilian schools based on literary reading experiences. School education has an essential role in the development of critical and engaged citizens in a given society, thus, literature classes are extremely important because it is when students have the opportunity to experience and share reading social practices. For this is necessary that the teacher prepares a selection of literary works to be studied during the whole high school and elementary school. In this work, by focusing on Fernando Pessoa’s poetry, I highlight how such method is viable through reading practices – selection of literary work carried out by the list of required reading vestibular contest UFRGS 2017. Thus, and working constantly with the book’s current aspects (not with contemporaneity), it contributes to the improvement of literary reader’s education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPessoa, Fernando, 1888-1935pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectSocial practicesen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática socialpt_BR
dc.subjectReading experiencesen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleLiteratura na sala de aula : formando sujeitos leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016203pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples