Repositório Digital

A- A A+

"Sintonizando" Os Simpsons : discursos presentes na trilha sonora de um filme animado

.

"Sintonizando" Os Simpsons : discursos presentes na trilha sonora de um filme animado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Sintonizando" Os Simpsons : discursos presentes na trilha sonora de um filme animado
Autor Sehn, Luize
Orientador Garbin, Elisabete Maria
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Ensino
Lazer
Televisão (Comunicação)
Resumo A presente pesquisa, com base no referencial teórico dos Estudos Culturais, inventaria e problematiza discursos musicais presentes no filme Os Simpsons (Estados Unidos, 2007, Estúdio 20Th Century Fox). A escolha do filme se deu pelo fato de que embora seja endereçado a sociedade americana [crianças, jovens e adultos] atinge, também, espectadores brasileiros por serem de uma sociedade capitalista que consome este artefato cultural midiático se vêem representados no filme e no seriado televisivo de mesmo nome. Os elementos para análises foram obtidos mediante várias sessões de audiências sonoro-visuais que buscaram responder a questão: como a música é representada no filme Os Simpsons? As análises apontam para diferentes modos musicais que operam no filme dentre os quais se podem destacar: música como criação; música como comunicação pela leitura e sátira; música como trilha sonora de um funeral pop; música como metáfora do ‘coração partido’, música como marca identitária de um personagem e música como epifania. Pode-se inferir também que o ‘programa musical’ do filme em questão possibilita pensarmos uma trilha sonora inspirada na intertextualidade, ou seja, o cinema que fala do cinema; pois pode-se perceber certa intenção de ‘convencimento’ do espectador em determinadas cenas em que a trilha sonora vem ‘colada’ com canções que evocam memórias, cenas, imagens de forma a demarcar, a ratificar o conteúdo conhecido, isto é, mesmo apresentado a uma cena inédita, a trilha sonora provoca uma série de ressignificações de ordem imagética, sonora e todo seu entorno.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15699
Arquivos Descrição Formato
000689111.pdf (648.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.