Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Rita Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorCandido, Fabiana Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:28Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157001pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de investigar como se dá o processo de elaboração do trauma e da memória na narrativa de Becos da memória (2013), de Conceição Evaristo, tendo em vista os processos historicamente violentos e excludentes de formação da sociedade brasileira que buscavam consolidar uma nação “civilizada” e considerando que este é um texto representativo da Literatura Afro-brasileira. Para tal, serão utilizadas as reflexões de Michel Foucault (2012) para compreender as propriedades reguladoras e autorizadoras do discurso, bem como os estudos pós-coloniais de Homi Bhabha (2007) para discutir os conceitos de centro e margem a partir da investigação sobre como os personagens de Becos da memória são representados desde esse lugar de invisibilidade, silenciamento e resistência. Parte-se, desse modo, do pressuposto de que a cultura é constituída e legitimada através do discurso e que a Literatura, enquanto parte da cultura, dos discursos e instituições que nela existem, tem papel importante nessa dinâmica. O conceito de identidade enquanto construção enunciativa do sujeito também será discutido, com vistas a perceber, na tessitura do romance, como os processos de resistência e identificação são representados.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the production of trauma and the narrative memory in the novel Becos da Memória (2013) by Conceição Evaristo, having the historically violent and exclusive formation processes of the Brazilian society as a context, which sought to consolidate a “civilized” nation, also considering this text representative of African-Brazilian Literature. The reflections of Michel Foucault (2012) will be used to understand the regulatory and legitimating properties in the discourse; the postcolonial studies of Homi Bhabha (2007) are also important to discuss the concepts of centre and border in order to investigate the characters portrayal in the novel from a place of invisibility, silencing, and resistance. It is assumed, from that stand-point, that culture is constituted and legitimated through discourse, and that Literature, as a part of culture, and the discourses and institutions that exist inside it, has an important role in that dynamic. The concept of identity, as an enunciative construction of the subject, will also be discussed in order to realize, along the novel, how the processes of resistance and identification are portrayed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfrican-Brazilian Literatureen
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectColective Memoryen
dc.subjectTraumapt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectPostcolonialen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.titleTrauma, memória e identidade em Becos da Memória, de Conceição Evaristopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016580pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples