Repositório Digital

A- A A+

6ª Bienal de artes visuais do Mercosul : reflexos do projeto pedagógico

.

6ª Bienal de artes visuais do Mercosul : reflexos do projeto pedagógico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título 6ª Bienal de artes visuais do Mercosul : reflexos do projeto pedagógico
Autor Butierres, Goreti Costa
Orientador Loponte, Luciana Gruppelli
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Ensino
Resumo Porto Alegre sedia, desde 1997, a Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL. Este evento é uma das principais mostras de arte contemporânea da América Latina e reúne artistas não só da América como de outros continentes. Integra-se a Ação Educativa -AE- da Bienal o Projeto Pedagógico -PP- como subsídio para educadores e educadandos no ensino da arte, procurando aproximar a arte contemporânea do público visitante da mostra, fazendo-o (re)pensar a educação sob a perspectiva da arte. O objetivo dessa pesquisa é observar os reflexos do PP da 6ª Bienal em escolas nas quais educadores e educandos tenham participado do projeto, visitado algum dos roteiros e recebido os kits com sugestões de exercícios críticos para serem desenvolvidos em sala de aula, investigando se estas usam o material oferecido pelo PP como ferramenta de aprendizagem nas aulas de arte/educação. O corpus de análise desta pesquisa é composto por entrevistas abertas com dez educadores de sete escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre/RS que visitaram a 6ª Bienal com seus educandos, conforme relatórios pesquisados na Fundação Bienal e com um educador em entrevista informal (fora do ambiente escolar). Nas entrevistas foi enfatizado o uso ou não do material pedagógico que é oferecido aos educadores pelo PP em sala de aula. A análise dos dados coletados permitiu a identificação do desenvolvimento de atividades em sala de aula por esses educadores que fazem uso das fichas com obras de artes e sugestões de atividades oferecidas pelo PP, não só na arte/educação como em outras disciplinas mesmo após o término da mostra. Com base nos dados analisados é possível concluir que o PP da 6ª Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL tem reflexos nas atividades desenvolvidas em sala de aula por esses educadores que têm as fichas da Bienal como ferramenta - e não raro a única - auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho cotidiano.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15705
Arquivos Descrição Formato
000689121.pdf (1.454Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.