Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKnaak, Biancapt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Jaquelinept_BR
dc.date.accessioned2017-04-25T02:24:23Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157066pt_BR
dc.description.abstractPais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractParents, teachers and researchers in Visual Arts Teaching agree that every child who draws enjoys it immensely. However, according these same experts, the advent of adolescence, many students seems to disenchant or even develop real aversion by this kind of language. Some researchers question whether this rupture occurs in the form of an inevitable blockage, arised from the individual's own development, or if it just lacks adequate incentives to improve the drawing pleasure. This research investigates how the teaching practice is positioned about these two points of view, and also try to find out new paths through the development and application of a teaching Project that presentes the Drawing as a main role player in High School. In addition to the bibliographical research and reflections emerged in teaching internship, it was applied survey questionnaires to students – to classes 214 and 223 at the Elpídio Ferreira Paes College in Porto Alegre - and Arts teachers in High School, most of them class teaching internship regents for the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) classmates, and the review and images recording in Arts books for the National Textbook Program (PNDL) in high school. enen
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectTeaching Practiceen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectCultivated Drawingen
dc.subjectDesenho Cultivadopt_BR
dc.subjectDrawing in High Schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDesenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018545pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples