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A antiguidadde clássica na representação do feminino : pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930)

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A antiguidadde clássica na representação do feminino : pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930)

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Título A antiguidadde clássica na representação do feminino : pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930)
Autor Carvalho, Luiza Fabiana Neitzke de
Orientador Marshall, Francisco
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte funerária
Casa Aloys.
Escultura : Mármore
Marmoraria Lonardi.
Pranteadoras : Cemiterio Evangelico : Porto Alegre, RS
[en] Casa Aloys
[en] classical antiquity
[en] funerary arts
[en] Lonardi Marble Yard
[en] Mourners
Resumo A pesquisa intitulada A antiguidade clássica na representação do feminino: pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930) analisa a influência da cultura greco-romana na representação das figuras femininas desta necrópole e apresenta um inventariado das pranteadoras. O estudo aborda também as duas marmorarias mais atuantes na capital gaúcha: a Casa Aloys e a Marmoraria Lonardi, que realizaram a colocação de algumas destas esculturas. O inventário contempla não somente a tipologia das pranteadoras, mas os materiais utilizados na arte funerária do Evangélico. A análise das pranteadoras foi amparada na presença social e moral da mulher republicana, retratada nas páginas das revistas Globo e Kodak, importantes publicações do período sobre o qual versa este estudo.
Abstract This research comprises an analysis of the greek and roman culture influences on the representation of the female figures in the necropolis indicated by its title: The classical antiquity in the female representation: mourners of the Evangélico Cemetery of Porto Alegre (1890-1930), as well as an inventory of the mourners in that cemetery. The study also approaches the two more active marble yards in the city of Porto Alegre: the Casa Aloys and the Lonardi Marble Yard, which has done the placement of some of these funerary sculptures. The inventory does not comprehend only the mourners’ typology, but also an identification of the materials employed at the funerary arts of the Evangélico Cemetery. The mourners’ analysis took in consideration the social and moral presence of the republican woman as portrayed in the Globo and Kodak magazines´ pages, which were important publications in the period that this study discusses.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15708
Arquivos Descrição Formato
000689749.pdf (16.72Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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