Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fernanda Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorMeneghetti, Amália Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:49Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157322pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa, tem por objetivo, estabelecer quais são os elementos teóricos e práticos que permeiam a curadoria museológica e a curadoria de arte, o que os aproxima e os afasta. Para tanto, em um primeiro momento é feita, através de uma pesquisa bibliográfica, uma revisão teórica sobre como ambas as curadorias são caracterizadas em suas respectivas áreas. Após o apanhado teórico, a prática curatorial passa a ser o segundo momento da pesquisa, que pretende descobrir como a curadoria vem sendo realizada nos museus de arte da cidade de Porto Alegre. Os museus pesquisados são o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta, ambas pertencentes ao Acervo Municipal da Prefeitura da cidade, e a Fundação Iberê Camargo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram consultados o curador ou o profissional que exercia a função de curador no respectivo museu. Entre a curadoria Museológica e a curadoria nas Artes Visuais, constatou-se a existência de algumas diferenças teóricas, assim como alguns pontos em comum. Analisando-se como acontece o processo curatorial nos museus de arte selecionados, observou-se que na fala de alguns dos entrevistados essa diferenciação teórica existia, porém na prática curatorial desenvolvida nesses museus essa diferenciação não fica tão clara, pois o trabalho curatorial que a princípio parecia mais individualizado e segmentado, se apresenta de forma processual e em equipe. Conclui-se que, dada a conjuntura teórica e prática, os museus de arte de Porto Alegre apresentam uma forma de fazer curadoria bastante precária, que longe de envolver culpados específicos, está inserida em um contexto de debilidade que engloba não só os museus de arte, mas os museus de forma geral.pt_BR
dc.description.abstractThe research aims at establishing which are the theoretical and practical elements that permeate museological curation and art curation, as well as what makes them closer to or distant from each other. For this, in a first moment, a theoretical review on how both curatorships are characterizes in their respective areas is made through a bibliographic research. After the theoretical collection, the curatorial practice becomes the second topic of the research which intends to find out how curatorship has been carried out in the art museums of the city of Porto Alegre: the Contemporary Art Museum of Rio Grande do Sul; the Art Museum of Rio Grande do Sul Ado Malagoli; the Pinacotheca Aldo Locatelli and the Pinacotheca Ruben Berta, both of which belong to the City Hall collection; and the Foundation Iberê Camargo. Through semi-structured interviews, the curator or the professional who acted as a curator in the respective museum were consulted. It was possible to observe that there were some theoretical differences and some points in common between the museological curation and the Visual Arts curation. Through the analyze of how that curatorial process happens in the selected art museums, it was observed that in spite of the fact that this theoretical differentiation was present in the speech of some of the interviewees, it is notvery clear in the curatorial practice developed in these museums since the curatorial work, first seemed more individualized and segmented, presents itself in a procedural manner and made by a team. Without pointing out the responsible ones for the situation and considering the given theoretical and practical conjuncture, it is concluded that the art museums of Porto Alegre present a rather precarious curatorial practice inserted in a context of weakness that encompasses not only art museums, but museums in general.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuradoria de artept_BR
dc.subjectCuratorshipen
dc.subjectMuseological curationen
dc.subjectCuradoria museológicapt_BR
dc.subjectCuratorship in visual artsen
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectArten
dc.titleCuradoria museológica & curadoria de arte: aproximações e afastamentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013010pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples