Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Andreia Petró dapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:36:22Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157340pt_BR
dc.description.abstractRelaciona desigualdades sociais na participação dos indivíduos no ciclo de desenvolvimento, produção e fruição de conhecimento, bens e serviços, com a exclusão social. Discute a relação entre exclusão social e inclusão social. Destaca a necessidade de políticas públicas que promovam maior equidade social. Aponta o acesso a educação, a informação e a tecnologia como meio de superação de desigualdades sociais. Salienta a importância do bibliotecário e da biblioteca pública para a inclusão social. Apresenta o conceito de biblioteca pública, elenca suas respectivas funções, e aborda seu papel social. Destaca a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão social. Expõe limites enfrentados por essas bibliotecas no desempenho de suas funções. Apresenta a metodologia utilizada para o estudo, caracterizada por uma pesquisa bibliográfica, de natura básica, objetivos exploratórios e abordagem qualitativa. Descreve o processo de análise das Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas (2012), e ainda os processos de composição do checklist, de validação por parte dos avaliadores e de correção do checklist. Propõe a versão final do checklist, a fim de instrumentalizar a avaliação da promoção de inclusão social em bibliotecas públicas. Sugere para estudos futuros a aplicação do checklist e a posterior análise dos resultados, bem como a construção e proposição de indicadores para avaliar quantitativamente as perguntas.pt_BR
dc.description.abstractIt relates social inequalities in the participation of individuals in the cycle of development, production and enjoyment of knowledge, goods and services, with social exclusion. It discusses the relationship between social exclusion and social inclusion. It highlights the need for public policies that promote greater social equity. It points to access to education, information and technology as a means of overcoming social inequalities. Stresses the importance of the librarian and public library for social inclusion. Presents the concept of a public library, lists its respective functions, and addresses its social role. It highlights the public library as a space for social inclusion. It exposes limits faced by these libraries in the performance of their functions. Presents the methodology used for the study, characterized by a bibliographical research, of basic nature, exploratory objectives and qualitative approach. Describes the process of analysis of the IFLA Guidelines for public libraries, as well as the processes of composition of the checklist, validation by the evaluators and correction of the checklist. It proposes the final version of the checklist, in order to instrumentalize the evaluation of the promotion of social inclusion in public libraries. It suggests for future studies the application of the checklist and the subsequent analysis of the results, as well as the construction and proposal of indicators to quantitatively evaluate the questions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusion strategyen
dc.titleA biblioteca pública e a inclusão social: um instrumento de avaliaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013419pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples