Repositório Digital

A- A A+

Implantação de uma nova sistemática de gerenciamento de projetos em uma empresa de componentes eletrônicos

.

Implantação de uma nova sistemática de gerenciamento de projetos em uma empresa de componentes eletrônicos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implantação de uma nova sistemática de gerenciamento de projetos em uma empresa de componentes eletrônicos
Autor Buzzetto, Fabiano Alberto
Orientador Fogliatto, Flavio Sanson
Data 2008
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Desenvolvimento de produto
Gestão de projetos
[en] APQP
[en] PMI
[en] Product development
[en] Project management
Resumo A busca da competência em gerenciamento de projetos para o processo de desenvolvimento de produto tem forte influência na questão competitiva para as empresas, principalmente pela agilidade e satisfação do cliente. Este trabalho apresenta na forma de um estudo de caso, o método e a sistemática encontrada na empresa de componentes eletrônicos que atende principalmente o mercado automotivo, a implantação de um sistema de gerenciamento de projeto utilizando a base de conhecimento do PMI (Project Management Institute) voltado para o processo de desenvolvimento, em especial o de produto. A principal contribuição deste trabalho é a criação de uma metodologia de gerenciamento de projetos, procedimentos padrões de desenvolvimento que seguem o padrão do mercado automotivo - APQP através da criação de projetos modelos (templates) utilizando uma ferramenta de suporte (software) para o gerenciamento dos projetos, além de implementar indicadores de desempenho avaliando o tempo e custo.
Abstract The competence survey in projects management for product development process has a strong influence in the competitive issue to the companies, mainly for agility and customer satisfaction. This work shows in form of a case study the method and systematic found in an Electronics Components Company that meets mostly the demand of the automotive market, the implantation of a project management system using the PMI (Project Management Institute) knowledge base in special to the product development. The main contribution in this work is a project management methodology creation, development standard procedures that follow the automotive market standard – APQP through the creation of templates projects using a support tool (software), as well as implementation of performance indicators in order to evaluate the time and cost.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15736
Arquivos Descrição Formato
000690384.pdf (1.551Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.