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dc.contributor.advisorRocha, Mario Eugenio Villas-Boas dapt_BR
dc.contributor.authorKommers, Jorgept_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:37:47Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157385pt_BR
dc.description.abstractO esporte ocupa uma posição privilegiada no setor do entretenimento, com boa capacidade de geração de receita, movimentando incrível quantidade de dinheiro mundialmente. No Brasil, o futebol é o destaque deste segmento devido a sua intensa capacidade de mobilização social. Ante o exposto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre futebol, televisão e seus patrocinadores no cenário brasileiro. Apresentando informações sobre o esporte mais popular do mundo e sobre o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, foi possível identificar como aquela relação se justifica na publicidade. Ainda, o marketing esportivo apresenta-se como excelente estratégia de comunicação para empresas, que, através do patrocínio esportivo, é indispensável fonte de receita para entidades esportivas e midiáticas.pt_BR
dc.description.abstractSports occupies a privileged position in the entertainment industry, with great capacity of revenue gathering, moving incredible amount of money worldwide. In Brazil, soccer is the highlight of this segment due to its intense social mobilization capacity. Given the above, the main objective of this study is to analyze the relationship between soccer, television and its sponsors in the Brazilian scenario. Presenting information about the most popular sport in the world and about the media most used by Brazilians, it was possible to identify how that relationship is justified in advertising. Also, sports marketing presents itself as an excellent communication strategy for companies, which, through sports sponsorship, is indispensable source of revenue for sports and media entities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectSocceren
dc.subjectTelevisionen
dc.titleFutebol como mídia: relação entre futebol, televisão e patrocinadorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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