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dc.contributor.advisorSilveira, Raquel da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Alisson Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T02:37:05Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157424pt_BR
dc.description.abstractDefinir uma base epistemológica sobre a compreensão do racismo; elucidar algumas dinâmicas das instituições de ensino superior acerca das relações raciais e mostrar possibilidades de enfrentamento dos processos colonialistas são os principais norteadores desse trabalho. Compreendendo o racismo como um fenômeno histórico e estruturante em nossa sociedade, o presente trabalho analisa algumas das intercorrências do racismo dentro das universidades, principalmente no que tange a psicologia. Através de uma pesquisa bibliográfica e contando com o suporte teóricometodológico da psicologia, é trazido algumas discussões sobre como opera o colonialismo nas formas de ensino e alguns dos efeitos disso no sujeito negro. Como um caminho possível para o enfrentamento do racismo dentro da universidade é narrado algumas experiências pessoais, indicando um processo de descolonização do pensamento como forma se sobrevivência intelectual/epistêmica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.titleTrajetos e percursos : das (im)possibilidades de enfrentamento do racismo dentro da academiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018548pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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