Trajetos e percursos : das (im)possibilidades de enfrentamento do racismo dentro da academia
dc.contributor.advisor | Silveira, Raquel da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Alisson Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-05T02:37:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157424 | pt_BR |
dc.description.abstract | Definir uma base epistemológica sobre a compreensão do racismo; elucidar algumas dinâmicas das instituições de ensino superior acerca das relações raciais e mostrar possibilidades de enfrentamento dos processos colonialistas são os principais norteadores desse trabalho. Compreendendo o racismo como um fenômeno histórico e estruturante em nossa sociedade, o presente trabalho analisa algumas das intercorrências do racismo dentro das universidades, principalmente no que tange a psicologia. Através de uma pesquisa bibliográfica e contando com o suporte teóricometodológico da psicologia, é trazido algumas discussões sobre como opera o colonialismo nas formas de ensino e alguns dos efeitos disso no sujeito negro. Como um caminho possível para o enfrentamento do racismo dentro da universidade é narrado algumas experiências pessoais, indicando um processo de descolonização do pensamento como forma se sobrevivência intelectual/epistêmica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Colonialismo | pt_BR |
dc.title | Trajetos e percursos : das (im)possibilidades de enfrentamento do racismo dentro da academia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001018548 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (420)