Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNicchelle, Keila Marinapt_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-06T02:41:29Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157518pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, de natureza teórica, aborda o design estratégico como um sistema de conhecimento interdisciplinar, a fim de propor contribuições metodológicas aplicadas ao design de moda por meio de uma cultura de projeto voltada a gestão da complexidade. Esta abordagem justifica-se na natureza complexa dos problemas de projeto no campo do design e, em especial, no campo do design de moda, considerados dinâmicos e fluídos, suscitando a necessidade da reflexão de novos métodos projetuais aplicados ao processo de desenvolvimento de produtos de moda. Diante desse contexto, o estudo vale-se dos princípios teórico-metodológicos do design estratégico a fim de propor estratégias de inovação para lidar com a complexidade do projeto, que se caracteriza pelas inter-relações entre empresa, mercado, consumo e cultura, sem desconsiderar as especificidades do processo de desenvolvimento de produtos de moda. Frente a essa realidade, o modelo metodológico proposto atua na resolução de problemas complexos, compreende ainda uma estratégia integrada de design de sistema produto-serviço, combinação de produtos tangíveis, serviços intangíveis e experiências de consumo, visando construir novas relações entre usuário, produto e projeto. Esta proposta tem em vista implementar uma cultura de projeto em empresas desenvolvedoras de produtos, possibilitando sua evolução em ambientes altamente complexos. Por fim, o modelo metodológico proposto mostra-se como uma possibilidade de análise e de intervenção no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário a partir da abordagem de design estratégico, permitindo ampliar os estudos na área.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 152-171pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de modapt_BR
dc.subjectDesign estratégicopt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.titleDesign estratégico : uma contribuição metodológica aplicada ao design de modapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001020227pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples