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dc.contributor.advisorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.contributor.authorPolli, Rodrigo Gabbipt_BR
dc.date.accessioned2017-05-10T02:23:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157632pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram deste 15 educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e questionários, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. As verbalizações das educadoras permitiram refletir acerca da possibilidade de um cuidado suficientemente bom ser oferecido na creche. Contudo, algumas falas denunciaram que cuidar de bebês e crianças pequenas é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a necessidade de o fazer do educador ser reconhecido enquanto gerador de sentimentos com os quais os profissionais podem ter dificuldade de lidar sozinhos. Dessa forma, é fundamental que sejam fornecidos dentro das creches espaços de escuta nos quais a equipe possa refletir sobre os sentimentos e ansiedades evocados no trabalho emocionalmente próximo com bebês e crianças pequenas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the function of care in the perspective of nursery educators. 15 nursery educators from two federal public daycares in Porto Alegre/RS participated in this study. The educators responded to interviews and questionnaires, and their answers were examined through qualitative content analysis. The educators’ verbalizations allowed to reflect on the possibility of a good enough care to be offered in the daycare. However, some statements reported that caring for infants and young children is an emotionally demanding task. In view of that, it is highlighted the importance of the practitioner’s work to be recognized as generator of feelings with which professionals may experience difficulties to cope alone. Thus, it has to be provided within the daycare listening spaces in which the staff can reflect on the feelings and anxieties raised in an emotionally close work with babies and young children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectInfantsen
dc.subjectChild careen
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectChild day careen
dc.subjectEducadores infantispt_BR
dc.subjectComportamento de cuidado da criançapt_BR
dc.subjectEmotional developmenten
dc.subjectEarly childhood educatorsen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleE o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçáriopt_BR
dc.title.alternativeWhat about the baby? : the function of care in the perspective of nursery educatorsen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001017168pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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