Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOthero, Gabriel de Ávilapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Camila Schwankept_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T02:25:25Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157727pt_BR
dc.description.abstractSegundo Cyrino (1994/ 1997), desde o século XIX podemos atestar uma mudança diacrônica em relação ao quadro pronominal brasileiro. Os clíticos acusativos de terceira pessoa ('o', 'a') estão em desuso na fala em português bras ileiro (PB) e cederam espaço para outras duas estratégias de retomada anafórica na função de objeto direto de 3" pessoa: (a) o uso do pronome pleno ('ele ', 'ela') e (b) o uso de uma categoria vazia, o chamado objeto nulo (ON) - cf. Duarte, 1989, 1993. Cyrino 1997, 2003, etc. A escolha pela retomada anafórica de objeto com pronome ou objeto nulo não é aleatória. A literamra corrente sobre o assm1to aponta para o fato de que há uma tendência muito forte em direção a um fenômeno de distribuição complementar, condicionada por traços semânticos e discursivos do referente sendo retomado. Há duas hipóteses principais para explicar o fenômeno: (i) a hipótese dos traços de animacidade e especiticidade do referente (cf. Duarte 1989, 1993, Cyrino 1993, 1994/1997, Schwenter & Silva 2002, entre outros) e (ii) a hipótese do gênero semântico (c f. Creus & Menuzzi 2004, Pivetta 20 15) como condicionadores do uso de pronomes plenos e objetos nulos em PB. Com o objetivo de verificarmos se essas estratégias relativamente inovadoras e mais comuns em língua falada, a saber, pronomes plenos e ONs, já estão consagradas ou presentes de maneira significativa em língua escrita padrão, este trabalho se dedica a mna análise de corpora de jomais populares - Jomal Diário Gaúcho e Jomal Massa ! - e de 88 redações escolares infantis de 1" a 4" série do Ensino Ftmdamental (com base em Oliveira 2007). Nossos resultados mostram que o pronome clítico tem a tendência de se manter no discurso escrito, indicando que o grau de escolarização e nonnatização ainda é muito forte na núdia impressa popular. Mas, em relação ao objeto nulo, a hipótese do gênero semântico parece promissora, pois explica o fenômeno de retomada anafórica de mna fonna mais econômica, a partir de um único traço, e de uma fonna mais natural, pois diz respeito a um processo de concordância entre antecedente e fonna anafórica. A estrumra discursiva também se mostrou importante, além das características semântico-pragmáticas dos referentes.pt_BR
dc.description.abstractAccording to Cyrino (1994/1997), since the 19th centmy we can attest a diaclu·onic change in relation to the usage of Brazilian Pormguese pronouns. The accusative clitics for the third person ('o ', 'a') are falling into disuse in the speech ofBrazilian Portuguese (BP) and they gave space to two strategies to recover an anaphoric element in a direct object position for the third person: (a) the use o f the full pronom1 (he 'ele ',she 'ela') and (b) the use of an empty category, the null object (NO) - according to Duarte, 1989, 1993, Cyrino 1997, 2003, etc. The choice o f using the full pronom1 or null object is not random. The literature points to the fact that there is a very strong tendency towarcls a phenomenon of complementmy clistribution, which is constrainecl by semant.ic anel discourse featmes o f the referent that is being recoverecl. There are two main assumptions to explain the phenomenon: (i) the assmnpt.ion of features of animacy and specificity of the referent (cf. Duarte 1989, 1993, Cyri.t1o 1993 , 1994/ 1997, Schwenter & Silva 2002 among others) and (ii) the assumption o f the semantic gene\ e r feamre (c f Creus & Menuzzi 2004, Pivetta 20 15), as conclitioners o f the use of fhll pronouns anclnull object in BP. In orcler to verify whether these relatively iimovative strategies and more conunon in spoken language, i. e. fhll pronouns and NOs, have already been established or are present in written standarcllanguage in a significant way, this work is concemed with the analysis of corpora from popular newspapers -Jornal Diário Gaúcho and Jornal Massa! - and from 88 school essays from 1st to 4th grade o f Elementary School (baseei on Oliveira 2007). Our results show that the clit.ic pronoun has the tendency to be in the written cliscourse, indicatin~ that the levei of education and standardization is still very hi.2h in the popular press media. However, in relation to the null object, the assumpt.ion of semantic ~ender feature seems promisin.!l, because it explains the anaphoric recovery phenomenon ii1 an economic way, from a sin~le ±eature, and ii1 a more natural way, as it concerns an agreement process between the preceding element anel the anaphoric fonn. The discursive structure has also proven to be important, as well as the semantic-pragmat.ic characteristics of the referents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnaphoren
dc.subjectObjeto direto nulopt_BR
dc.subjectNull objecten
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua escritapt_BR
dc.subjectBrazilian portugueseen
dc.subjectWritten standard languageen
dc.titleRetomadas anafóricas de objeto direto em português brasileiro escritopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018757pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto dept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples