Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorSchaefer, Andressa Bierhalspt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T02:26:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157773pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho expõe o início do aparecimento da literatura indígena nas escolas, contrapondo com a invisibilidade que sempre existiu, através do surgimento, nas bibliotecas escolares, de algumas obras literárias produzidas por escritores indígenas distribuídas nas escolas através dos programas de distribuição de livros promovidos pelo Ministério da Educação, além de discorrer sobre o desenvolvimento da atual literatura indígena brasileira. Trata-se também do relato do desenvolvimento de um projeto sobre cultura e literatura indígena desenvolvido em uma escola, envolvendo múltiplos letramentos com estas culturas e literaturas indígenas, promovendo a formação de leitores multiculturais e multiletrados. Uma das obras utilizadas neste projeto -“Meu vô Apolinário – Um mergulho no rio da (minha) memória” - do escritor Daniel Munduruku, também é analisada em alguns aspectos literários.pt_BR
dc.description.abstractThe present work exposes the beginning of the appearance of indigenous literature in schools, in contrast with the invisibility that has always existed, through the emergence, in school libraries, of some literary works produced by indigenous writers distributed in schools through the book distribution programs promoted by Ministério da Educação, in addition to discussing the development of the current Brazilian native literature. It is also the report of the development of a project on indigenous culture and literature developed in a school, involving multiple literacies with these indigenous cultures and literatures, promoting the formation of multicultural and multiliterate readers. One of the works used in this project - "Meu vô Apolinário – Um mergulho no rio da (minha) memória" - by the writer Daniel Munduruku, is also analyzed in some literary aspects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMunduruku, Daniel, 1964-pt_BR
dc.subjectNative literatureen
dc.subjectMultiliteracyen
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleA literatura indígena na escola : da invisibilidade ao aparecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples