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dc.contributor.authorVignochi, Carine Moraespt_BR
dc.contributor.authorBenetti, Carla da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorManfroi, Waldomiro Carlospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-12T02:24:50Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0101-5575pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157866pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning – PBL) tem sido reconhecida mundialmente como uma abordagem capaz de promover a aquisição de conhecimentos pelos alunos ao mesmo tempo em que os ajuda a desenvolver habilidades e atitudes profissionais desejáveis. Diferentemente dos métodos convencionais de ensino, que utilizam problemas de aplicação após a apresentação da teoria, o PBL utiliza um problema para iniciar, enfocar e motivar a aprendizagem de novos conceitos. Nessa abordagem, o aluno utiliza diferentes processos mentais, como capacidade de levantar hipóteses, comparar, analisar, interpretar e avaliar, desenvolvendo a habilidade de assumir responsabilidade por sua formação. A metodologia PBL tem se mostrado um instrumento valioso na formação do profissional de saúde, com vantagens sobre o método de ensino tradicional. No entanto, para a sua implantação, há necessidade de um considerável esforço institucional. São necessárias adaptações, tais como mudanças na forma de avaliação, mudanças na forma de ver o papel do docente no processo ensino/aprendizagem, investimentos em infraestrutura, adaptações do ambiente, melhoria das bibliotecas, entre outros. O processo de mudança da educação traz inúmeros desafios como, por exemplo, romper com modelos de ensino tradicional e formar profissionais de saúde com competências que lhes permitam recuperar a dimensão essencial do cuidado: a relação entre humanos.pt_BR
dc.description.abstractProblem-Based Learning (PBL) has been recognized worldwide as an approach that promotes the acquisition of knowledge by students at the same time that it helps them develop desirable skills and professional attitudes. Unlike the conventional teaching methods, which use problem-solving after the theory has been presented, PBL uses a problem to start, focus and motivate the learning of new concepts. According to this approach, students use different mental processes, such as ability to suggest hypotheses, compare, analyze, interpret, and evaluate, to develop the ability to take responsibility for their education. PBL methodology has been a valuable tool in the education of health professionals, with advantages over the traditional teaching method. However, in order to implement such methodology, considerable institutional effort is necessary. Adjustments must be made, including changes in the methods of evaluation, changes in mind-set on the role of teachers in the teaching/learning process, investments in infrastructure, adaptations of the environment, improvement of libraries, among others. The process of change in education brings many challenges, such as breaking with traditional models of education and training health professionals so that they acquire skills to recover the essential dimension of care: the relationship between people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 29, n. 1 (2009), p. 45-50pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectPBLen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealthen
dc.titleConsiderações sobre aprendizagem baseada em problemas na educação em saúdept_BR
dc.title.alternativeConsiderations about problem-based learning in the process of health education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000829624pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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