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dc.contributor.advisorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Maria Borgespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T02:28:14Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158013pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades de práticas pedagógicas envolvendo a consciência fonológica a partir de uma reflexão sobre a diversidade de ritmos de aprendizagem, através do teste sequencial de consciência fonológica (CONFIAS) elaborado por Sonia Moojen. O referencial teórico no qual se baseiam as discussões sobre o campo da alfabetização engloba os conceitos de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Artur Gomes de Morais, Luciana Piccolli e Patrícia Camini, além das contribuições para a reflexão sobre a diversidade de ritmos de aprendizagem através dos autores Ester Grossi, Beatriz Dorneles, Lluís Maruny Curto, Maribel Ministral Morillo e Manuel Miralles Teixidó. Para realizar esta pesquisa foi utilizada como ferramenta metodológica o teste CONFIAS, instrumento de avaliação sequencial de alunos de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Guaíba – RS. Partindo-se dos dados da primeira avaliação foram organizadas intervenções envolvendo a consciência fonológica como estratégia pedagógica para integrar alunos em diferentes níveis de aprendizagem. Após a intervenção, foi repetido o teste CONFIAS para análise dos resultados obtidos. A análise de resultados desta pesquisa indica que uma testagem e intervenção que priorizem a consciência fonológica podem trazer bons resultados em um curto período para os alunos em fase de alfabetização, demonstrando que pode ser uma estratégia eficiente desde que leve em consideração a compreensão das particularidades de cada grupo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleReflexões sobre a diversidade na alfabetização a partir de uma avaliação fonológicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001020100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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