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dc.contributor.advisorMenasche, Renatapt_BR
dc.contributor.authorRau, Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-19T02:40:14Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158187pt_BR
dc.description.abstractO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) passou, na última década, por reformulações que ampliaram sua abrangência e trouxeram inovações, principalmente no que tange às compras para a alimentação escolar. Na atualidade, além de buscar atender aos preceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, o programa visa fomentar o desenvolvimento local, através de articulações com a agricultura familiar. É nesse contexto que a presente pesquisa está inserida, debruçando-se sobre as inter-relações do PNAE com a cultura alimentar local, a produção de alimentos pela agricultura familiar e o desenvolvimento local. Para tal, a comida – entendida como alimento transformado pela cultura – foi o fio condutor do estudo, realizado junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero e localidades de seu entorno, pertencentes ao 2º Distrito de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da pesquisa, os/as interlocutores/as foram agrupados/as a partir de três distintos caminhos de geração de dados: junto a alunos/as da escola, foram aplicadas uma série de dinâmicas, como desenhos, colagens e produção textual; entre agricultoras e agricultores, em suas propriedades rurais, foi utilizada a etnografia, com observação participante, entrevistas abertas semiestruturadas e registro fotográfico; junto à nutricionista do programa, às merendeiras e cooperativas que fornecem ao programa, foram empregadas entrevistas e análise documental. O estudo discute como se dá a inter-relação entre o programa de alimentação escolar, os hábitos alimentares locais e as compras diretas da agricultura familiar, tomando em conta o lugar da nutricionista nessa articulação e procurando analisar em que medida a valorização da cultura alimentar local é capaz de promover desenvolvimento rural local. Para tanto e como resultados da pesquisa, são apresentados os hábitos alimentares locais e a produção de alimentos, bem como as transformações pelas quais vêm passando os modos de comer e os modos de viver destes camponeses.pt_BR
dc.description.abstractIn the last decade, the School Food National Program (ProgramaNacional de Alimentação Escolar – PNAE) underwentreformulations that broadened its coverage and brought a lot of innovation, mostly regarding the purchasing of the school food.Currently, besides meeting the Nutrition and Food Safetyprecept, the program seeksto foster the local developmentin association with familiar agriculture.This research is carried out in this context, by focusing on the interrelationship between the PNAE with local food cultivation by familiar agriculture and local progress.For such purpose, food - understood as comestibles transformed by culture - was the guidance of this research. The setting was the Municipal Elementary School Martin Luther and its surroundings, located in the 2nd District of São Lourenço do Sul - RS. For this research, the study population was divided in three groups for distinct data generation: for school age children, a series of dynamics, such as drawings, collage and textual production were applied; at the farms, among male and female farmers, the ethnographic records were used, along with their observation, semi structured open interview and pictures; the third group was composed of the program nutritionist, the cooks, and the cooperatives that supply provisions for the program, for which interviews and documental analyses were used. The study discusseshow the relationship between school food program, local meal habits and the direct purchasing food from the local farmers works, taking into account the nutritionist’s rolein this process and aiming to analyze how valuing the local meal culture is capable of elevating the local farms progress.To this end and as research results, the local dietary habits and the local farmers production are presented, as well as the transformations in those peasants’ life style and in their eating habits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamily agricultureen
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar - PNAEpt_BR
dc.subjectSchool food.en
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectFood pomeranians cultureen
dc.subjectSegurança alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectNutritionisten
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectFooden
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.subjectNutrition safetyen
dc.subjectSão Lourenço do Sul (RS)pt_BR
dc.titleModos de comer, modos de viver : um olhar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e suas interfaces com a cultura e o desenvolvimento local a partir de famílias rurais pomeranas de São Lourenço do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019703pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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