Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBonin, Iara Tatianapt_BR
dc.contributor.authorRipoll, Danielapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luís Henrique Sacchi dospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-20T02:42:10Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1518-5370pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158228pt_BR
dc.description.abstractEste artigo explora dois temas principais: a) a centralidade das imagens na cultura contemporânea b) e o candente debate sobre questões éticas em pesquisa a partir da aplicação do modelo biomédico às ciências humanas. Ele explora a ética e a pesquisa em educação com foco na legislação que regulamenta a pesquisa com povos indígenas. O texto ainda argumenta que a reiteração de certas imagens constitui uma poderosa iconografia sobre os povos indígenas, a qual contribui para naturalizar certas representações sobre eles. Finalmente, o artigo também defende que seria oportuno garantir práticas éticas pluralistas (de mudança e ética circunstancial de pesquisa em educação) em vez de considerar um conjunto de princípios e condutas éticas predeterminado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper explores two main topics: a) the centrality of images in the contemporary culture, b) and the burning debate on ethical issues in research concerning the application of the biomedical model to the human sciences. It explores ethics and research in education focusing on the legislation that regulates the research with indigenous people. The paper argues that the reiteration of certain images constitutes a powerful iconography on indigenous peoples, which contributes to naturalize certain representations about them. Finally, this paper also advocates that would be appropriate ensure pluralist ethical practices (of changing and circumstantial ethics of research in education) rather than to consider a set of pre-given ethical principles and conducts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 42 (jul./set. 2015), p. 106-125pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearch ethicsen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectIndigenous peopleen
dc.subjectImagesen
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleÉtica, pesquisa e imagem de povos indígenaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001011296pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples