Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorFranciscatto, Robertopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-20T02:42:54Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158276pt_BR
dc.description.abstractO processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, tem se tornado um tema amplamente difundido atualmente e de grande relevância social, muito pelas políticas de ações afirmativas para a inclusão implantadas no país, decorrentes das lutas dos grupos de pessoas com deficiência para terem seus direitos a educação, saúde e trabalho reconhecidos e contemplados. O resultado desse processo mostrou que tais ações neste contexto, tem propiciado a melhoria das condições de vida e de desenvolvimento humano e social das pessoas com deficiência. Neste cenário, as tecnologias da informação e comunicação, representadas neste trabalho através de uma Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas, surgem como elementos da educação e constituem papel fundamental no processo de mediação da ação humana, considerando uma perspectiva sócio-histórica. Partindo dessa premissa, o objetivo deste trabalho é analisar de que forma podemos organizar as soluções assistivas oriundas de diferentes fontes, para que as mesmas possam ser utilizadas no processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho técnico/profissional. A partir de então, percebeu-se à necessidade de propor o desenvolvimento de um sistema web (biblioteca virtual) que pudesse gerenciar soluções assistivas de forma organizada e que estas contribuíssem com práticas que deram certo no ambiente do mercado de trabalho para pessoas com algum tipo de deficiência. Entende-se que o compartilhamento de práticas e ações desenvolvidas permitirá inúmeros benefícios para instituições, empresas e pessoas que buscam por tais informações, sendo estas estruturadas de maneira organizada, centralizada e de livre acesso. Assim, foi projetada e desenvolvida uma Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas, que provê entre outros, recursos de usabilidade, acessibilidade e responsividade, seguindo os principais padrões web presentes no processo de desenvolvimento e validação da mesma. Quanto a metodologia presente neste trabalho a mesma contempla um estudo quali-quantitativo sendo o uso de “estudos de casos” seu método principal. A pesquisa foi complementada com uma abordagem tecnológica devido ao desenvolvimento da Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas em questão. Quanto aos sujeitos presentes neste trabalho de pesquisa, foram convidados a participar, baseado em três contextos principais, foco desta investigação: o contexto educacional (formado por pessoas com função/cargo de gestão educacional, como por exemplo: coordenadores de curso, direção, chefia, núcleos de acessibilidade, entre outros); o contexto laboral (formado por profissionais que atuam no mercado de trabalho e exercem atividade de gestão/contratação de pessoas, como por exemplo: administradores de empresas, analistas de recursos humanos, entre outros); e por fim pessoas com necessidades especiais, para que estas pudessem colaborar e fornecer a sua contribuição frente ao protótipo exposto. Como resultados deste trabalho, estão o processo de desenvolvimento tecnológico empregado na construção de uma biblioteca virtual e seus recursos acessíveis; as validações de usabilidade, acessibilidade e responsividade presentes nesta pesquisa; e a análise do perfil dos sujeitos, suas contribuições e perspectivas frente a utilização de uma ferramenta tecnológica de gerenciamento de soluções assistivas em seu dia-a-dia.pt_BR
dc.description.abstractThe process of inclusion of people with disabilities in the labor market has become a widely diffused theme of great social relevance, much to the affirmative action policies for inclusion established in the country, resulting from the struggles of groups of people with disabilities to have their education, health and work rights recognized and contemplated. The result of this process has shown that such actions in this context have led to the improvement of living conditions and human and social development of people with disabilities. In this scenario, information and communication technologies, represented in this work through a Virtual Library of Assistive Solutions, appear as elements of education and constitute a fundamental role in the process of mediation of human action, considering a socio-historical perspective. Based on this premise, the objective of this work is to analyze how we can organize assistive solutions from different sources, so that they can be used in the process of inclusion of people with disabilities in the technical/professional labor market. From then on, we realized the need to propose the development of a web system (virtual library) that could manage assistive solutions in an organized way, and that these contribute with practices that worked well in the labor market environment for people of some type of disability. It is understood that the sharing of practices and actions developed will allow innumerable benefits for institutions, companies and individuals that search for such information, being structured in an organized, centralized and freely accessible manner. Thus, a virtual library of assistive solutions was designed and developed, providing, among other things, usability, accessibility and responsiveness resources, following the main web standards present in the development and validation process. As far as the methodology present in this work, it contemplates a qualitative-quantitative study being the use of "case studies" its main method. The research was complemented with a technological approach due to the development of the virtual library of assistive solutions in question. As for the subjects present in this research, three main contexts were the focus of this research: the educational context (made up of people with a function/position of educational management, such as: course coordinators, Accessibility centers, among others); The labor context (made up of professionals who work in the labor market and perform management/hiring activities, for example: managers of companies, human resources analysts, among others); And finally people with special needs, so that they could collaborate and provide their contribution to the exposed prototype. As results of this work, are the process of technological development employed in the construction of a virtual library and its accessible resources; The validations of usability, accessibility and responsiveness present in this research; and the analysis of the profile of the subjects, their contributions and perspectives regarding the use of a technological tool for management of assistive solutions in their day to day life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual libraryen
dc.subjectBiblioteca virtualpt_BR
dc.subjectAssistive solutionsen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSocio-historical theoryen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeficientept_BR
dc.subjectSolAssisten
dc.subjectAccessibilityen
dc.titleSolAssist - Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas acessível e responsiva na promoção da inclusão social de pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001021717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples