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Investigação do método de desenvolvimento de calçados no pólo calçadista do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana, no Estado do Rio Grande do Sul

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Investigação do método de desenvolvimento de calçados no pólo calçadista do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana, no Estado do Rio Grande do Sul

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Title Investigação do método de desenvolvimento de calçados no pólo calçadista do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana, no Estado do Rio Grande do Sul
Author Santos, Ronise Ferreira dos
Advisor Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Date 2008
Level Master professional
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Subject Desenvolvimento de produto
Design de produto
Indústria calçadista
[en] Design
[en] Paranhana
[en] Product development
[en] Shoes
[en] Vale do Rio dos Sinos
Abstract in Portuguese O objetivo desta dissertação foi investigar o método de desenvolvimento de calçados utilizado por profissionais atuantes no Pólo calçadista do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana, no Estado do Rio Grande do Sul. O grupo amostrado foi composto por 31 profissionais independentes que atuam para diversas empresas de pequeno, médio e grande porte da região e pelos 11 profissionais do grupo de desenvolvimento de produto de uma empresa de grande porte situada no Pólo. Os dados levantados com a ferramenta Design Macroergonômico (DM) proposta por Flogliatto e Guimarães (1999) mostraram que o calçado é um produto de moda, desenvolvido com ênfase exclusivamente em critérios estético-simbólicos definidos com base na pesquisa de tendências em capitais mundiais de moda (principalmente européias), seguindo o método proposto por Carrasco (1994) na década de 70. O mapeamento do PDP da empresa estudo de caso mostrou que a fase de pré-desenvolvimento é uma "caixa-preta" para os integrantes da equipe de desenvolvimento de produto, que não têm clareza quanto à origem das decisões estratégicas de projeto, quanto à estrutura do portfólio da empresa, e quanto às incumbências de cada membro dentro da equipe, principalmente sobre as atividades de marketing dentro do processo e sobre a macro-etapa de pós-desenvolvimento. O PDP não incorpora o grupo de manufatura nas atividades de pré-desenvolvimento e no início das atividades de desenvolvimento. De um modo geral, a pesquisa evidenciou que, independente do porte da empresa e da qualificação dos profissionais, e do incentivo do Governo Federal através das entidades de classe, não há desenvolvimento de design de calçados no grupo amostrado, que as metas são formuladas em termos de custo de fabricação e quantidade de vendas, não havendo incentivo para a inovação, o que não contribui para tornar o Brasil competitivo no cenário mundial, apesar de ser o 3º maior fabricante de calçados do mundo.
Abstract The aim of this master's degree dissertation was to investigate the method used for shoe development by professionals who work in the shoe industry of Vale do Rio dos Sinos and Paranhana, in Rio Grande do Sul. The sample group was composed by 31 freelance professionals who work for several companies of the region, of different sizes, and by the 11 professionals of the department of product development of a major company located in the area. The data collected using the Macroergonomic Design (MD) tool proposed by Flogliatto and Guimarães (1999) showed that shoes are a fashion product which are developed emphasizing exclusively esthetic and symbolic criterion defined according to trend research in the international fashion capitals (mainly in Europe), following the method proposed by Carrasco (1994) in the 70's. Mapping the PDP - Product Development Process of the company studied has shown that the pre-development stage is seen by the workers of the product development team as a "black box". These professionals cannot clearly understand the origin of the strategic decisions involved in the project, the structure of the company's portfolio and the responsibilities of each member in the team's structure, especially concerning the marketing activities and the macro-stage of postdevelopment. The PDP does not include the manufacture group in the pre-development activities nor in the initial activities of development. As a whole, this research has shown that, regardless of the company size and the qualification of the professionals, and the federal government's incentive through class associations, the sample group does not develop shoe design: the targets are set according to fabrication cost and sale marks, and innovation is not stimulated, which does not contribute to turn Brazil into a competitive player in the international market, even though the country is the third biggest shoe manufacturer in the world.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/15837
Files Description Format View
000691240.pdf (7.163Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

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