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dc.contributor.advisorOltramari, Andrea Poletopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Janicept_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:05Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158541pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o absenteísmo e a rotatividade do teleatendimento de uma companhia de energia elétrica do Rio Grande do Sul após o congelamento do Plano de Cargos e Salários - PCS. O objetivo geral do trabalho foi identificar o impacto do congelamento do Plano de Cargos e Salários sobre o absenteísmo e a rotatividade dos funcionários do teleatendimento. Para alcançar esse objetivo buscou-se verificar a satisfação dos funcionários do departamento com relação à remuneração antes e após o congelamento do Plano de Cargos e Salários; identificar como o congelamento do Plano de Cargos e Salários interferiu na motivação e por fim evidenciar que fatores motivam os funcionários do setor. O estudo apresenta considerações teóricas sobre motivação e implantação de um Plano de Cargos e Salários. A pesquisa foi realizada com 145 funcionários do departamento de teleatendimento, mediante aplicação de um questionário. Os dados foram analisados tendo como referência a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow e da Teoria da Satisfação Humana de Herzberg (fatores higiênicos e motivadores). Os resultados apontam que, após o congelamento do Plano de Cargos e Salários, os funcionários ficaram menos satisfeitos, e isso acabou interferindo na produtividade e na motivação do setor, sendo os jovens os funcionários que se mostraram mais desmotivados. A principal e mais importante conclusão do trabalho é que o congelamento do Plano de Cargos e Salários interferiu negativamente no absenteísmo e na rotatividade do departamento de teleatendimento.pt
dc.description.abstractThis study analyzes the absenteeism and the turnover on the call center department of a power company in Rio Grande do Sul, Brazil, after freezing the Job and Salary Plan. The overall objective of the study was to identify the impact of the freezing of the Plan on the absenteeism and the turnover of the call center employees. To achieve this objective, we sought to verify the employee satisfaction on the department with respect to the compensation before and after freezing the Job and Salary Plan; to identify how the freezing interfered on the motivation; and finally show what factors motivate the employees of the sector. The study presents theoretical considerations about motivation and implementation of a Job and Salary Plan. The research was conducted with 145 employees of the call center department by applying a survey. Data were analyzed with reference to Maslow's Hierarchy of Needs Theory and Herzberg`s Two-factor Theory (motivation-hygiene theory). The results show that after freezing the Job and Salary Plan, employees were less satisfied and it ended up interfering on the productivity and the motivation of the department, and young employees were the most affected. The main and most important conclusion of the study is that the freezing of the Job and Salary Plan interfered negatively on the absenteeism and the turnover of the call center department.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAbsenteeismen
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectTurnoveren
dc.subjectRotatividade de mão-de-obrapt_BR
dc.subjectJob and salary planen
dc.subjectPlano de cargos e saláriospt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectDemotivationen
dc.titleAnálise do absenteísmo e rotatividade do teleatendimento de uma companhia de energia elétrica do RS após o congelamento do plano de cargos e saláriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021674pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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