Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.contributor.authorMartinenco, Rafael Gironpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:47Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158586pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca o entendimento do planejamento de carreira e da inserção profissional dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, serão abordados temas como empregabilidade, entrada no mercado de trabalho e o comportamento de alunos egressos do curso pela UFRGS. Visando atingir o objetivo, foi utilizada metodologia de pesquisa quantitativa descritiva, através da aplicação de dois questionários elaborados especificamente para o estudo. O primeiro questionário teve como público alvo os alunos de graduação em Educação Física na UFRGS que estão próximos de concluir o curso. Para isso, foram considerados “concluintes”, os alunos que atendem às disciplinas de sexto até oitavo semestre. O segundo questionário foi aplicado aos alunos egressos do curso, uma vez que o comportamento desse público é parte integrante do que o estudo visa apresentar. Analisou-se também, na amostra total de 193 respondentes, que 150 trabalham atualmente, representando cerca de três quartos do total da pesquisa. Os dados obtidos pelos questionários foram analisados com base nas referências bibliográficas do estudo, uma vez que essa seção possui caráter essencial para balizar conceitos centrais e secundários da abordagem. Percebeu-se através da pesquisa que os alunos de Educação Física entendem que é consideravelmente importante planejar suas carreiras, bem como acreditam que metodologias de planejamento de carreira são relevantes no seu desenvolvimento. Entretanto, os estudantes afirmam, em maioria, que há pouca, ou nenhuma, abordagem desse tipo ao longo do curso, de modo que o graduando conclui o curso com rasa orientação sobre o assunto. Além disso, constatou-se em ambas amostras que a escolha pelo curso de Educação Física parte em sua maioria por identificação e interesse pela área, e não por indicação familiar, de professores ou pela oportunidade de empregos no segmento, por exemplo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the career planning and the professional placement of Physical Education students of Universidade Federal do Rio Grande do Sul. To this end, topics such as employability, entry into the labor market and the behavior of students graduating from the course by UFRGS will be addressed. Aiming to reach the objective, a quantitative descriptive research methodology was used, through the application of two questionnaires elaborated specifically for the study. The first questionnaire was aimed at undergraduate students in Physical Education at UFRGS who are close to completing the course. For this purpose, students who attend the sixth to eighth semester courses were considered "graduating". The second questionnaire was applied to students graduated from the course, since the behavior of this public is an integral part of what the study aims to present. It was also analyzed, in the total sample of 193 respondents, 150 currently work, representing about three quarters of the total research. The data obtained by the questionnaires were analyzed based on the bibliographical references of the study, since this section is essential to mark the central and secondary concepts of the approach. It has been realized through research that Physical Education students understand that it is considerably important to plan their careers as well as believe that career planning methodologies are relevant in their development. However, most students say that there is little or no such approach throughout the course, so the graduate completes the course with a brief orientation on the subject. In addition, it was found in both samples that the choice for the Physical Education course is mostly based on identification and interest in the area, not by family indication, by teachers or by the opportunity of jobs in the segment, for example.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareer planningen
dc.subjectUFRGSpt_BR
dc.subjectJob placementen
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.titleInserção profissional e formação de carreira dos alunos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples