Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarlos, Marciane Linharespt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-26T02:30:36Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158609pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a survey of students of the 3rd year of high school to a private network school of the great Porto Alegre, in which the aim was to analyze the GeoGebra software contributions in the study of the circle, using parameters to cause students to advance to generalized reasoning. The case study was used as methodology and the data collection was carried out through observations of teacher/researcher, questions about the activities worked in GeoGebra, written records made by students and.ggb files. In this article, we will be presented and analyzed two activities in which the use of parameters was used in GeoGebra in order to bring students understand the elements of the equation of the circle, generalizing the reasoning and recognize the graphic and algebraic representations of the same mathematical object.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCircumferenceen
dc.subjectCircunferênciapt_BR
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectParametersen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeneralizationen
dc.titleParâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferênciapt_BR
dc.title.alternativeParameters in GeoGebra : a study of the circumferenceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001012624pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples