Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
dc.contributor.author | Carlos, Marciane Linhares | pt_BR |
dc.contributor.author | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T02:30:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158609 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, utilizando parâmetros para provocar os alunos a avançar para raciocínios generalizados. O estudo de caso foi utilizado como metodologia e a coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos .ggb. Neste artigo, serão apresentadas e analisadas duas atividades, nas quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a survey of students of the 3rd year of high school to a private network school of the great Porto Alegre, in which the aim was to analyze the GeoGebra software contributions in the study of the circle, using parameters to cause students to advance to generalized reasoning. The case study was used as methodology and the data collection was carried out through observations of teacher/researcher, questions about the activities worked in GeoGebra, written records made by students and.ggb files. In this article, we will be presented and analyzed two activities in which the use of parameters was used in GeoGebra in order to bring students understand the elements of the equation of the circle, generalizing the reasoning and recognize the graphic and algebraic representations of the same mathematical object. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Circumference | en |
dc.subject | Circunferência | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Parameters | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Generalization | en |
dc.title | Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência | pt_BR |
dc.title.alternative | Parameters in GeoGebra : a study of the circumference | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001012624 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39124)Ciências Exatas e da Terra (5955)