Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorPopiolek, Carine Ivonept_BR
dc.date.accessioned2017-06-01T02:36:01Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158918pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta aspectos relacionados às instituições de ensino particulares na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre 1927 e 1957. Tempo, espaço e cidade são fatores que fazem parte da análise que envolve escolarização e urbanização da capital sul-rio-grandense. Visando identificar características das escolas fundadas na cidade, optou-se por fazer um levantamento dos educandários e suas particularidades, além da localização e possíveis alteração de endereço. Por meio da pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, artigos, textos e materiais históricos, como por exemplo, documentações oficiais, relatórios de instrução e de intendência, atas, documentos municipais e estaduais, legislações, mapas e através da internet, foi efetuado o levantamento das escolas e sua localização nos mapas de 1928 e 1952. Visitas aos acervos de bibliotecas, arquivos, consultas virtuais foram realizadas para obtenção dos dados e posterior análise das informações e na relação destas com características socioeconômicas, políticas, culturais, étnicas e confessionais. Após examinar o conjunto de informações foi possível perceber aspectos que impactaram nos processos de escolarização do período da pesquisa. Cynthia Greive Veiga, Luciano Faria Filho, Milton Santos e Célia Ferraz de Souza foram autores que colaboraram com as análises e reflexões deste estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents aspects related to the private education institutions in Porto Alegre, the capital of Rio Grande do Sul, between 1927 and 1957. Time, space and city are factors involved in the analysis that concerns schooling and urbanization in the capital of Rio Grande do Sul. Aiming to identify the characteristics of the schools established in the city, it was chosen to make a survey of the schools and their features, as well as their location and any possible change of address. Through research in books, academic works, articles, texts and historical materials, such as official documentation, instruction and stewardship reports, minutes, municipal and state documents, legislations, maps and the internet use, a survey was carried out on the schools and their locations in the 1928 and 1952 maps. Archives and libraries collections were visited and virtual consultations were carried out to obtain the data, later information analysis and their relation with socioeconomic, political, cultural, ethnic and confessional characteristics. After examining the set of information, it was possible to detect aspects that impacted the schooling processes of the research period. Cynthia Greive Veiga, Luciano Faria Filho, Milton Santos and Célia Ferraz de Souza were authors who collaborated with the analyzes and reflections of this study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation institutionsen
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectTime and spaceen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleAs Instituições de ensino particulares em Porto Alegre (1927-1957) : aspectos relacionados entre tempo, espaço e cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001022845pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples