Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
dc.contributor.advisor | Mastroberti, Paula | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T02:36:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158940 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como base o uso pedagógico das TIC (tecnologias da informação e comunicação) como um importante instrumento na construção e articulação do conhecimento para alunos com necessidades especiais na educação em artes. A pesquisa busca vivenciar e compreender a relação entre o ensino das artes visuais e a educação inclusiva através do uso de tecnologias, tendo em vista os poucos estudos e a pouca formação de educadores nesta área. Desenvolvemos um trabalho voltado para a experiência e para a troca de vivências entre o pesquisador, os alunos regulares e os alunos com necessidades educacionais especiais no qual a construção do conhecimento se processa por meio de ações colaborativas entre estes grupos, fortalecendo assim o que realmente podemos estabelecer como inclusão, tanto em educação quanto nos espaços escolares. Para a fundamentação deste trabalho, utilizamos uma bibliografia composta por estudos de autores como Maria Sheila Campello, que trata do tema das tecnologias relacionadas à área de formação dos educadores frente a essas aplicações. Também é abordado na pesquisa o referencial de Anna Mae Tavares Bastos Barbosa e Fernando Hernández, por trabalharem questões relativas aos processos pedagógicos e didáticos aplicados dentro da sala de aula em concomitância com o objeto de pesquisa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001023086 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (631)