Repositório Digital

A- A A+

Possibilidades de uma poética afro-ritualística em educação

.

Possibilidades de uma poética afro-ritualística em educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Possibilidades de uma poética afro-ritualística em educação
Autor Oliveira, Ronaldo Jorge Rodrigues de
Orientador Dorneles, Malvina do Amaral
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Convivência
Educação de jovens e adultos
[es] Corporalidad
[es] Descolonización
[es] Educación de jóvenes y adultos
[es] Gestión de la ética del cuidado
Resumo Essa dissertação é um estudo que explicita e materializa os diferentes entendimentos éticos e estéticos sobre o estar-junto a partir de uma perspectiva de descolonização do imaginário sócio-cultural da escola. Seu desenvolvimento resulta de uma descrição analítica do contexto empírico, a partir de uma reflexão teórica realizada desde diferentes perspectivas - a sociológica, a antropológica, a histórica, a artística, a epistemológica, a pedagógica. O estar-junto em sua dimensão descolonizante é apresentado a partir de uma estética em convivência com o outro, o que possibilita uma ética do cuidado às várias dimensões subjetivas que afloram no estar-junto em situações de convivência, que se torna inteligível a partir dos seguintes elementos: a complexidade, metáforas, corporeidades, o subjetivo, o sensível, o espiritual, o místico, o simbólico, a transcendência. A compreensão sobre a gênese dos estigmas, recalques e castrações produzidas no social (colonizante) permitem pensar possibilidades de uma dimensão descolonizante no processo e convívio social. Pensar o diferente, evidência o respeito e alteridade nessa convivência de modo a pensar uma pedagogia do sensível, uma sociologia do convívio, pois só nesse convívio socializante é que se pode almejar uma transformação da escola, uma verdadeira Descolonização do Imaginário Sócio-Cultural. Este estudo mostra que a gestão em educação acontece na complexa trama do social que tem no acontecimento escolar sua dimensão mais rica e transformadora.
Resumen El estudio explicita y materializa las diferentes comprensiones éticas y estéticas sobre el estar-junto desde una perspectiva de descolonización del imaginario sociocultural de la escuela. Su desarrollo es resultado de una descripción analítica del contexto empírico, a partir de una reflexión teórica realizada desde diferentes perspectivas - sociológica, antropológica, histórica, artística, epistemológica y pedagógica. El estar-junto, en su dimensión de descolonización, es presentado desde una estética en convivencia con el otro, lo que posibilita una ética del cuidado a las varias dimensiones subjetivas que surgen en el estar-junto en situaciones de convivencia, lo que se torna inteligible a partir de los siguientes elementos: la complejidad, las metáforas, las corporalidades, lo subjetivo, lo sensible, lo espiritual, lo místico, lo simbólico, la trascendencia. La comprensión sobre la génesis de los estigmas, las recalcaduras y las castraciones producidas en lo social (colonizante) permiten pensar posibilidades de una dimensión descolonizante en el proceso y en el convivir social. Pensar lo diferente muestra el respecto y la alteridad en esa convivencia de manera a pensar una pedagogía de lo sensible, una sociología del convivir, pues solamente en ese contacto socializante es que se puede anhelar una transformación de la escuela, una real Descolonización del Imaginario Sociocultural.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15911
Arquivos Descrição Formato
000692914.pdf (3.206Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.