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dc.contributor.advisorDorneles, Malvina do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ronaldo Jorge Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2009-05-29T04:12:45Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15911pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação é um estudo que explicita e materializa os diferentes entendimentos éticos e estéticos sobre o estar-junto a partir de uma perspectiva de descolonização do imaginário sócio-cultural da escola. Seu desenvolvimento resulta de uma descrição analítica do contexto empírico, a partir de uma reflexão teórica realizada desde diferentes perspectivas - a sociológica, a antropológica, a histórica, a artística, a epistemológica, a pedagógica. O estar-junto em sua dimensão descolonizante é apresentado a partir de uma estética em convivência com o outro, o que possibilita uma ética do cuidado às várias dimensões subjetivas que afloram no estar-junto em situações de convivência, que se torna inteligível a partir dos seguintes elementos: a complexidade, metáforas, corporeidades, o subjetivo, o sensível, o espiritual, o místico, o simbólico, a transcendência. A compreensão sobre a gênese dos estigmas, recalques e castrações produzidas no social (colonizante) permitem pensar possibilidades de uma dimensão descolonizante no processo e convívio social. Pensar o diferente, evidência o respeito e alteridade nessa convivência de modo a pensar uma pedagogia do sensível, uma sociologia do convívio, pois só nesse convívio socializante é que se pode almejar uma transformação da escola, uma verdadeira Descolonização do Imaginário Sócio-Cultural. Este estudo mostra que a gestão em educação acontece na complexa trama do social que tem no acontecimento escolar sua dimensão mais rica e transformadora.pt_BR
dc.description.abstractEl estudio explicita y materializa las diferentes comprensiones éticas y estéticas sobre el estar-junto desde una perspectiva de descolonización del imaginario sociocultural de la escuela. Su desarrollo es resultado de una descripción analítica del contexto empírico, a partir de una reflexión teórica realizada desde diferentes perspectivas - sociológica, antropológica, histórica, artística, epistemológica y pedagógica. El estar-junto, en su dimensión de descolonización, es presentado desde una estética en convivencia con el otro, lo que posibilita una ética del cuidado a las varias dimensiones subjetivas que surgen en el estar-junto en situaciones de convivencia, lo que se torna inteligible a partir de los siguientes elementos: la complejidad, las metáforas, las corporalidades, lo subjetivo, lo sensible, lo espiritual, lo místico, lo simbólico, la trascendencia. La comprensión sobre la génesis de los estigmas, las recalcaduras y las castraciones producidas en lo social (colonizante) permiten pensar posibilidades de una dimensión descolonizante en el proceso y en el convivir social. Pensar lo diferente muestra el respecto y la alteridad en esa convivencia de manera a pensar una pedagogía de lo sensible, una sociología del convivir, pues solamente en ese contacto socializante es que se puede anhelar una transformación de la escuela, una real Descolonización del Imaginario Sociocultural.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación de jóvenes y adultoses
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectConvivênciapt_BR
dc.subjectCorporalidades
dc.subjectGestión de la ética del cuidadoes
dc.subjectDescolonizaciónes
dc.titlePossibilidades de uma poética afro-ritualística em educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000692914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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