Repositório Digital

A- A A+

Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente

.

Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
Autor Puchalski, Francine Bystronski
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2017
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Adolescência
Cânone literário : Brasil
Formação de leitores
Literatura brasileira
Literatura e Educação
Literatura juvenil
[en] Adolescence
[en] Literary education
[en] Literature
[en] Novel
[en] Readers formation
Resumo A finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação.
Abstract The aim of this thesis is to understand how novels directed to teenagers and works presented by the school contribute to the reading formation of the young people. For this purpose, the reflection was elaborated in four steps. The first part analyzes the role of literature in Ancient Greece, relating it to the present time. In this direction, challenges of literature in contemporary times are addressed. Afterwards, the study approaches the phase of adolescence and the importance of young adult literature for such period of life. Then, it is sought to perceive the literary education as a process that involves the dialogue between young adult literature and Brazilian canonical literature. Finally, the last section proposes an overview on the challenges of literature in Brazilian high school. In order to promote intertextual dialogue in this context, an analysis of the works Hunger Games (2008) by Suzanne Collins and Senhora (1874) by José de Alencar is made, based on the theme of the heroine's journey. The approach of this last part seeks to exemplify, through two specific novels, the theoretical reflections developed throughout the thesis.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/159122
Arquivos Descrição Formato
001023076.pdf (1.136Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.