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dc.contributor.advisorDinato, Monique Revillionpt_BR
dc.contributor.authorSebem, Françoisept_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:21Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159128pt_BR
dc.description.abstractEm geral, a procura pelo mercado asiático está cada vez maior, tanto para compra de matériaprima como para a fabricação de produtos, nos mais diversos setores produtivos. A EMServiços Eletrônicos, que é uma indústria de manufatura contratada, está enfrentando uma situação que faz com que ela repense o seu gerenciamento da cadeia de suprimentos como um todo. Muitos dos seus clientes estão pressionando a EMServiços a reduzir seus preços, pois estes não estão sendo mais competitivos em relação aos valores oferecidos pelo mercado asiático. O valor do total do produto realizado por uma indústria de manufatura contratada, geralmente, está dividido da seguinte forma: 40% do valor é composto pela margem, mão-de-obra e impostos, e o restante, 60% do valor do produto é a matéria-prima. Desta forma, este cálculo justifica o foco da redução dos custos no suprimento da matéria-prima. Atualmente, grande parte da matéria-prima é adquirida nos Estados Unidos, de distribuidores autorizados americanos, os quais realizam suas compras no mercado asiático (onde fica grande parte dos fabricantes de componentes eletrônicos). Estes distribuidores têm um diferencial a oferecer: eles possuem bons prazos de pagamento e mantém estoques para fornecimento imediato. É possível obter preços de componentes eletrônicos muito mais competitivos que nos Estados Unidos, através da compra de matéria-prima em distribuidores ou diretamente dos fabricantes asiáticos, mas em contrapartida, esta forma de fornecimento não oferece prazo de pagamento e nem garantia de disponibilidade de estoque, muitas vezes dispondo de um alto lead time (tempo de fabricação) de fornecimento. A proposta de um dos Diretores da EMServiços Eletrônicos para esta maior competitividade é a abertura de um escritório na China para o desenvolvimento de novos fornecedores e a viabilização da compra direta com os fabricantes de componentes eletrônicos e/ou distribuidores autorizados asiáticos. Esta questão está inserida diretamente no aperfeiçoamento da Gestão da Cadeia de Suprimentos como um todo, e para que isto seja alcançado com excelência, é necessário analisar 4 aspectos bem complexos que Simchi-Levi (2003) cita em seu livro e que este trabalho detalha mais adiante. Estes aspectos têm grande relevância e devem ser considerados. Os atuais clientes da EMServiços Eletrônicos estão pressionando cada vez mais a empresa para a redução de preços nas suas placas montadas, sendo que alguns já efetivaram a migração de parte da fabricação de seus produtos para Ásia. Isto faz com que a EMServiços busque alternativas de suprimentos com custos mais baixos e com a mesma qualidade o mais rápido possível. O grande dilema que a EMServiços está passando neste momento é buscar no mercado asiático o suprimento da sua matéria-prima através de um escritório na China ou a manutenção dos fornecedores e das instalações atuais?pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectAdministração de materiaispt_BR
dc.subjectMercado globalpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectFornecedor : Suprimentopt_BR
dc.subjectCustos : Análise do custopt_BR
dc.titleBuscando a competitividade na cadeia de suprimentos de uma EMS (Electronics Manufacturing Services) Brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000646885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Gestão Empresarialpt_BR


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