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Fluência leitora e componentes neurocognitivos da leitura : um estudo com crianças de terceiros anos do ensino fundamental

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Fluência leitora e componentes neurocognitivos da leitura : um estudo com crianças de terceiros anos do ensino fundamental

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Título Fluência leitora e componentes neurocognitivos da leitura : um estudo com crianças de terceiros anos do ensino fundamental
Autor Niederauer, Alessandra Strauss
Orientador Salles, Jerusa Fumagalli de
Co-orientador Basso, Fabiane Puntel
Data 2017
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Leitura
Neuropsicologia
[en] Neurocognitive components
[en] Neuropsychology
[en] Reading
[en] Reading fluency
Resumo Este estudo teve o objetivos comparar o desempenho de crianças de escolas públicas e privadas em leitura, memoria de trabalho e velocidade de processamento e investigar a relação entre a fluência leitora e componentes neurocognitivos envolvidos na leitura de alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas pública e privada. Participaram do estudo 46 crianças de escolas de um município do interior do Rio Grande do Sul. Cada criança respondeu a um conjunto de tarefas neuropsicológicas que avaliaram a fluência leitora textual e de palavras isoladas, compreensão leitora, acurácia de leitura de palavras isoladas, memória de trabalho e velocidade de processamento. Os resultados mostraram que as crianças de escola privada apresentaram melhores escores em span de dígito direto, procurar símbolos e velocidade de processamento. Quanto às correlações, os resultados evidenciaram que, em alunos de escola privada, houve uma associação positiva moderada entre a compreensão leitora e a fluência de leitura de palavras isoladas e a fluência de leitura textual, além de uma associação positiva forte entre a leitura de palavras isoladas com os escores de fluência de palavras isoladas e fluência de leitura textual. Para os alunos de escolas públicas, os resultados apontaram para uma associação positiva de moderada a forte entre leitura de palavras isoladas com os escores de fluência de palavras isoladas, fluência de leitura textual e compreensão leitora. Esses resultados enfatizam a relevância no investimento na avaliação da fluência de leitura para identificação e monitorização das dificuldades de leitura e reforçam a importância do ensino da decodificação da palavra para a estimulação da fluência de leitura, tanto em programas regulares de ensino da leitura quanto em programas de intervenção para crianças com dificuldades de leitura.
Abstract The present study was aimed at investigating the relationship between reading fluency and the neurocognitive components involved in reading in third grade students in public and private schools. Fourty-six children from a town in Rio Grande do Sul, Brazil, took part of the study. Each participant answered to neuropsychological tasks that evaluated their reading fluency in text and isolated words, reading comprehension, accuracy in the reading of isolated words, working memory and processing speed. The results showed that children from private schools presented better scores in right digit span, symbol search and processing speed. As fas as correlations, the results evidenced that, among students from private schools, there was a moderate positive association between reading comprehension and reading fluency of isolated words and text, in addition to a strong positive association between reading of isolated words and the scores of reading fluency of isolated words and reading fluency of text. For the students of public schools, the results pointed to a moderate to strong positive association between reading fluency of text and reading comprehension. These results highlight the relevance in the investment of reading fluency evaluation to identify and monitor the reading difficulties, and reinforce the importance of teaching word decoding to encourage reading fluency, not only in regular programs of reading teaching, but also in intervention programs for children with difficulties in reading.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/159153
Arquivos Descrição Formato
001023238.pdf (1.069Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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