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dc.contributor.advisorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorNiederauer, Alessandra Strausspt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159153pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve o objetivos comparar o desempenho de crianças de escolas públicas e privadas em leitura, memoria de trabalho e velocidade de processamento e investigar a relação entre a fluência leitora e componentes neurocognitivos envolvidos na leitura de alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas pública e privada. Participaram do estudo 46 crianças de escolas de um município do interior do Rio Grande do Sul. Cada criança respondeu a um conjunto de tarefas neuropsicológicas que avaliaram a fluência leitora textual e de palavras isoladas, compreensão leitora, acurácia de leitura de palavras isoladas, memória de trabalho e velocidade de processamento. Os resultados mostraram que as crianças de escola privada apresentaram melhores escores em span de dígito direto, procurar símbolos e velocidade de processamento. Quanto às correlações, os resultados evidenciaram que, em alunos de escola privada, houve uma associação positiva moderada entre a compreensão leitora e a fluência de leitura de palavras isoladas e a fluência de leitura textual, além de uma associação positiva forte entre a leitura de palavras isoladas com os escores de fluência de palavras isoladas e fluência de leitura textual. Para os alunos de escolas públicas, os resultados apontaram para uma associação positiva de moderada a forte entre leitura de palavras isoladas com os escores de fluência de palavras isoladas, fluência de leitura textual e compreensão leitora. Esses resultados enfatizam a relevância no investimento na avaliação da fluência de leitura para identificação e monitorização das dificuldades de leitura e reforçam a importância do ensino da decodificação da palavra para a estimulação da fluência de leitura, tanto em programas regulares de ensino da leitura quanto em programas de intervenção para crianças com dificuldades de leitura.pt_BR
dc.description.abstractThe present study was aimed at investigating the relationship between reading fluency and the neurocognitive components involved in reading in third grade students in public and private schools. Fourty-six children from a town in Rio Grande do Sul, Brazil, took part of the study. Each participant answered to neuropsychological tasks that evaluated their reading fluency in text and isolated words, reading comprehension, accuracy in the reading of isolated words, working memory and processing speed. The results showed that children from private schools presented better scores in right digit span, symbol search and processing speed. As fas as correlations, the results evidenced that, among students from private schools, there was a moderate positive association between reading comprehension and reading fluency of isolated words and text, in addition to a strong positive association between reading of isolated words and the scores of reading fluency of isolated words and reading fluency of text. For the students of public schools, the results pointed to a moderate to strong positive association between reading fluency of text and reading comprehension. These results highlight the relevance in the investment of reading fluency evaluation to identify and monitor the reading difficulties, and reinforce the importance of teaching word decoding to encourage reading fluency, not only in regular programs of reading teaching, but also in intervention programs for children with difficulties in reading.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReading fluencyen
dc.subjectNeurocognitive componentsen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.titleFluência leitora e componentes neurocognitivos da leitura : um estudo com crianças de terceiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBasso, Fabiane Puntelpt_BR
dc.identifier.nrb001023238pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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