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Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua e treino cognitivo da memória de trabalho em pacientes com fibromialgia

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Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua e treino cognitivo da memória de trabalho em pacientes com fibromialgia

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Título Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua e treino cognitivo da memória de trabalho em pacientes com fibromialgia
Autor Ribeiro, Thomás Nunes
Orientador Zortéa, Maxciel
Data 2017
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Fibromialgia
Neuropsicologia
[en] Cognitive training
[en] Fibromyalgia
[en] Transcranial direct current stimulation
[en] Working memory
Resumo A dor musculoesquelética crônica e generalizada é uma das principais queixas de pacientes com fibromialgia. Porém, outros sintomas como fadiga, distúrbios do sono, disfunção cognitiva, ansiedade ou episódios depressivos também estão presentes. Como forma de tratamento, são poucas evidências de que um procedimento único foi capaz de amenizar esta gama de sintomas. Nesse sentido a combinação entre estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) e um treino cognitivo pode alcançar maior efeito clínico. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho de pacientes com fibromialgia durante tratamento/intervenção combinada com tDCS e treino de memória de trabalho (MT). Foi realizado um estudo transversal com medidas repetidas, proveniente de um ensaio clínico randomizado duplo cego com controle-sham. Participaram 23 mulheres, com idades entre 24 e 69 anos (M = 48,35; DP = 10,33), de diversos níveis de escolaridade (fundamental incompleto até superior completo) com diagnóstico de FM. As pacientes participaram de um tratamento com tDCS combinado a um treino cognitivo, utilizando-se a tarefa computadorizada Dual n-back. Foram mensurados sintomas de depressão, ansiedade, bem como MT através de escores específicos. Encontrou-se que as pacientes tiveram melhora da acurácia de MT ao longo das oito sessões de tratamento, bem como melhor desempenho em estímulos visuais comparados a auditivos. Contudo, a estimulação ativa por tDCS não diferiu da estimulação simulada (sham). Limitações são apontadas. O estudo de pacientes com fibromialgia através de treino cognitivo pode representar avanços importantes, pois estes pacientes possuem queixas frequentes no que diz respeito a funções como atenção, MT e funções executivas.
Abstract Chronic and generalized musculoskeletal pain is one of the main complaints of patients with fibromyalgia. However, symptoms such as fatigue, sleep disturbs, cognitive dysfunction, anxiety and depressive episodes are also present. As a treatment approach, there is lack of evidence that a single procedure would be capable of minimize these symptoms. Therefore, a combination of transcranial direct current stimulation (tDCS) with a cognitive training may generate a stronger clinical effect. The objective of this study was to analyze the performance of patients with fibromyalgia during a combined treatment with tDCS and working memory training. A repeated-measures transactional study, from a double-blinded controlled-sham randomized clinical trial, was performed. Twenty-three women, aged 24 to 69 years-old (M = 48.35; SD = 10.33), with different schooling levels (from incomplete primary school to complete superior courses) diagnosed with fibromyalgia participated. They undertook a combined tDCS-cognitive training treatment, using a computerized Dual n-back task. Measures of depressive and anxiety symptoms, as well as working memory performance, were taken. We found that patients enhanced their working memory accuracy across the eight sessions of treatment and a better performance for visual than auditory stimuli. However, tDCS active stimulation did not differ from tDCS sham stimulation. Limitations are highlighted. The study with patients with fibromyalgia through cognitive training may have relevant advances, because these patients have constant complaints about their attention, memory and executive functions.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/159173
Arquivos Descrição Formato
001023314.pdf (409.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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