Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandalise, Carlapt_BR
dc.contributor.authorTorquato, Arthur Luís de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:59Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159184pt_BR
dc.description.abstractEsta tese trata de um período no qual a propaganda política foi uma ferramenta fundamental no processo de legitimação de governos autoritários e totalitários emergentes entre as décadas de 1930 e 1940. De forma geral, buscou-se trabalhar um evento, a Exposição do Mundo Português, ocorrida em 1940 em Portugal, procurando compreender a operacionalização dessa forma de propaganda a partir do espaço público e de um evento de grandes proporções, voltado para o convencimento das massas. Visando construir uma legitimidade do Regime salazarista, esse evento contou com a partição de letrados brasileiros que contribuíram com a construção positiva da política colonial portuguesa. Assim, partindo da hipótese que o Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) teve o intuito de justificar e legitimar as práticas políticas do Estado Novo de Portugal, a pesquisa analisou o material propagandístico produzido pelo, e sobre, a Exposição do Mundo Português. Nesse sentido, o estudo revelou aspectos singulares da Política Cultural estadonovista, que contou com o auxílio de letrados e de arquitetos no processo de reconhecimento do Estado Novo por meio das artes e das letras.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis deals with the period in which the political advertising was a fundamental tool in the process of legitimization of authoritarian and totalitarian regimes emerging between the decades of the 1930s and 1940s. Specifically, it sought to understand an event, the Exposição do Mundo Português, that took place in Portugal in 1940, in order to operate this kind of advertising, making the use of public space as well as an event of great proportions to convince the masses. Aiming to build a legitimacy of the salazarista regime, this event had the presence of Brazilian scholars that contributed positively to the construction of the Portuguese colonial policy. Thereby, starting from the hypothesis that the Secretariat of National Propaganda (SPN) aimed to justify and legitimize political practices of the Estado Novo in Portugal, the present thesis analyzed the propagandistic material produced by, and about, the Portuguese World Exhibition. The study revealed singular aspects of the estadonovista cultural policy with the aid of scholars and architects in the recognition process of the Estado Novo through both arts and letters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCongresso Luso-Brasileiro de História (pt_BR
dc.subjectExposição do Mundo Português (pt_BR
dc.subjectHistória : Portugalpt_BR
dc.subjectEstado novo : Portugalpt_BR
dc.subjectSalazarismopt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectPropaganda políticapt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleO espetáculo do império eterno : as relações entre cultura, política e propaganda no contexto dos Centenários de 1940 em Portugalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001022974pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples