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Efeito de uma intervenção educativa na adesão às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva

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Efeito de uma intervenção educativa na adesão às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva

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Título Efeito de uma intervenção educativa na adesão às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva
Autor Lima, Erimara Dall'Agnol de
Orientador Vieira, Silvia Regina Rios
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Aspiração respiratória
Aspiracao traquebronquica
Precaução
Unidades de terapia intensiva
Resumo Introdução: A aspiração traqueobrônquica é uma técnica amplamente usada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a finalidade de remover secreções. Apesar de existirem recomendações em nível mundial sobre o procedimento de aspiração traqueobrônquica para a adequada prevenção das infecções hospitalares, muitas vezes, essas não são seguidas adequadamente pelos profissionais da saúde. Devido a isso, tem se adotado como medida de prevenção à implantação nos setores programas educacionais. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa sobre a adesão dos profissionais da saúde, as recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica, em pacientes internados na UTI. Material e Métodos: Estudo quasi-experimental com avaliação pré e pós-intervenção educativa teórica, utilizando recursos audiovisuais e interatividade e a intervenção educativa prática, com demonstração dos passos da técnica de aspiração pelos participantes. Os treinamentos foram realizados divididos em: duas horas realizada à noite para os funcionários dos turnos tarde e noite B, e duas horas realizadas à tarde para os funcionários dos turnos da manhã e noite A. Foram abordadas as recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na UTI. No final da intervenção educativa cada funcionário recebeu material didático sobre a técnica de aspiração traqueobrônquica. Utilizou-se o teste do quiquadrado e porcentagem com nível de significância p<0.05 para avaliar a adesão às recomendações técnica de aspiração traqueobrônquica, após aplicação de intervenção educativa Resultados: Dos 124 procedimentos observados, tanto pré como pós intervenção, verificouse, um aumento significativo, na adesão, nas seguintes recomendações para a aspiração: uso de equipamento para proteção individual (EPI) de 50% pré para 66.1% pós (p=0.01), cuidado com a abertura da embalagem do cateter de 67.7% pré para 96.8% pós (p<0.001), uso de luva estéril na mão dominante para retirar o cateter de 79.8% pré para 92.7% pós (p=0.003) e o contato dessa luva ser apenas com o cateter de 53.2% pré para 78.2% pós (p<0.001), realização de movimentos circulares durante a retirada do cateter de 14.5% pré para 45.2% pós (p<0.001), no final do procedimento o cateter enrolado na luva estéril de 63.7% pré para 80.6% pós (p=0.003), água destilada para lavagem do látex de conexão aberta no início do procedimento de 62.1% pré para 79.8% pós (p=0.002) e descartada no final de 70.2% pré para 87.9% pós (p<0.001) e realização do conjunto dos procedimentos da técnica de aspiração de 0.8% pré para 14.5% pós (p<0.01). Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram baixa adesão dos profissionais de saúde às medidas preventivas de infecção hospitalar, indicando a necessidade de implantação de estratégias educativas. A intervenção educativa utilizada mostrou-se efetiva para melhorar a adesão às recomendações da técnica de aspiração traqueobrônquica.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15919
Arquivos Descrição Formato
000688491.pdf (289.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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