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Preparação para o desligamento das atividades laborais : diferentes perspectivas sobre o processo de aposentadoria em duas universidades federais gaúchas

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Preparação para o desligamento das atividades laborais : diferentes perspectivas sobre o processo de aposentadoria em duas universidades federais gaúchas

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Título Preparação para o desligamento das atividades laborais : diferentes perspectivas sobre o processo de aposentadoria em duas universidades federais gaúchas
Autor Lamas, Aline Elias
Orientador Oltramari, Andréa Poleto
Data 2017
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Aposentadoria
Servidores publicos
Universidades federais
[en] Aging
[en] Career
[en] Public service
[en] Retirement
[en] Work
Resumo A presente dissertação objetivou analisar as políticas internas de preparação para a aposentadoria de duas Universidades federais gaúchas: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - analisando os programas institucionais existentes no que tange à preparação do servidor em relação à nova etapa da vida, de acordo com a literatura sobre o tema. Considerando as transformações nas relações de trabalho e as questões que envolvem o processo de aposentadoria, foram abordadas as questões do envelhecimento e do aumento da expectativa de vida, bem como da carreira e aposentadoria no serviço público. Além da pesquisa documental, foram entrevistados gestores e servidores das instituições indicadas, e a análise dos dados foi feita de forma qualitativa, à luz da literatura sobre trabalho, envelhecimento, carreira e aposentadoria no serviço público, relacionando-a aos aspectos referentes ao momento da aposentadoria. Os dados obtidos evidenciam a aposentadoria enquanto processo organizacional e individual, sendo influenciada por diversos fatores. Foi possível constatar que as questões subjetivas e as histórias de vida influenciam diretamente o modo de enfrentar e perceber a aposentadoria, sem desconsiderar o papel relevante da instituição em todas as etapas do processo. Ainda, o estudo sugere pautas para implantação de um programa permanente de preparação para a aposentadoria.
Abstract The purpose of this dissertation was to analize the internal policies for the preparation of employee retirement at two federal universities in Rio Grande do Sul: Federal University of Pelotas (UFPEL) and Federal University of Santa Maria (UFSM) - analyzing the existing institutional programs regarding the preparation of the employee in relation to the new stage of life, according to the literature on the subject. Considering the transformation in work relations and the issues that involve the retirement process, the issues of aging and the increase in life expectancy, as well as career and retirement in the public service were addressed. In addition to the documentary research, managers and employees of the indicated institutions were interviewed, and data analysis was done in a qualitative way, in light of the literature on work, aging, career and retirement in the public service, relating it to the moment of retirement. The data obtained evidences the retirement as an organizational and individual process, being influenced by several factors. It was possible to verify that subjective questions and life histories directly influence the way one faces and perceives retirement, without disregarding the relevant role of the institution in all stages of the process. Also, the study suggests guidelines for implementing a permanent retirement preparation program.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/159205
Arquivos Descrição Formato
001023313.pdf (1.463Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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