Repositório Digital

A- A A+

Classes sociais C e D, uma alternativa para instituições de ensino privado

.

Classes sociais C e D, uma alternativa para instituições de ensino privado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Classes sociais C e D, uma alternativa para instituições de ensino privado
Autor Leite, Vanderlan Vitória
Orientador Dinato, Monique Revillion
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Competitividade : Empresas : Análise
Estratégia empresarial
Gestão estratégica
Segmentação de mercado
Tomada de decisao : Planejamento
Viabilidade econômica
Resumo Encontraremos a seguir um caso de ensino sobre uma instituição de ensino privado, elaborado a partir de reflexões de Prahalad, entre outros, sobre a viabilidade econômica para atender o segmento de baixa renda. Neste sentido, este estudo é baseado nas práticas de gestão do “Instituto Pra Vencer”, que atende uma clientela predominantemente trabalhadora, de classes sociais C e D; e está localizada na divisa dos municípios de Arvorezinha e Raízes. Considera-se, ainda, o perfil da população nestes municípios, que em sua maioria, no que refere-se à renda, é baixa. Atualmente, opera com 70% de sua capacidade de atendimento - em torno de 850 alunos - que, no médio prazo – 5 anos – pode chegar a 1450 alunos e no longo prazo – acima de 10 anos - a 2.400 alunos. Salienta-se que não há a identificação da Instituição, do protagonista e das cidades (municípios) citados, utilizando-se nomes fictícios, tendo em vista a veracidade das informações apresentadas e a necessidade de sigilo destes dados. As informações sobre a Instituição e os municípios de atuação da mesma, são baseadas em dados reais. Como veremos a seguir, este trabalho propõe-se a encontrar a solução para o seguinte dilema: “Classes Sociais C e D, são uma alternativa para Instituições de ensino privado?” No desenvolvimento deste trabalho foi utilizado pensamentos contidos nas obras de C. K. Prahalad sobre os mercados do amanhã, além de conceitos e opiniões sobre segmentação e posicionamento competitivo, de Philip Kotler, Gary Armstrong, E. Jerome McCarthy, William D. Perreault Jr , entre outros.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/159248
Arquivos Descrição Formato
000646924.pdf (150.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.