Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDinato, Monique Revillionpt_BR
dc.contributor.authorLeite, Vanderlan Vitóriapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T02:40:06Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159248pt_BR
dc.description.abstractEncontraremos a seguir um caso de ensino sobre uma instituição de ensino privado, elaborado a partir de reflexões de Prahalad, entre outros, sobre a viabilidade econômica para atender o segmento de baixa renda. Neste sentido, este estudo é baseado nas práticas de gestão do “Instituto Pra Vencer”, que atende uma clientela predominantemente trabalhadora, de classes sociais C e D; e está localizada na divisa dos municípios de Arvorezinha e Raízes. Considera-se, ainda, o perfil da população nestes municípios, que em sua maioria, no que refere-se à renda, é baixa. Atualmente, opera com 70% de sua capacidade de atendimento - em torno de 850 alunos - que, no médio prazo – 5 anos – pode chegar a 1450 alunos e no longo prazo – acima de 10 anos - a 2.400 alunos. Salienta-se que não há a identificação da Instituição, do protagonista e das cidades (municípios) citados, utilizando-se nomes fictícios, tendo em vista a veracidade das informações apresentadas e a necessidade de sigilo destes dados. As informações sobre a Instituição e os municípios de atuação da mesma, são baseadas em dados reais. Como veremos a seguir, este trabalho propõe-se a encontrar a solução para o seguinte dilema: “Classes Sociais C e D, são uma alternativa para Instituições de ensino privado?” No desenvolvimento deste trabalho foi utilizado pensamentos contidos nas obras de C. K. Prahalad sobre os mercados do amanhã, além de conceitos e opiniões sobre segmentação e posicionamento competitivo, de Philip Kotler, Gary Armstrong, E. Jerome McCarthy, William D. Perreault Jr , entre outros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectTomada de decisao : Planejamentopt_BR
dc.subjectCompetitividade : Empresas : Análisept_BR
dc.titleClasses sociais C e D, uma alternativa para instituições de ensino privadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000646924pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Gestão Empresarialpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples