Repositório Digital

A- A A+

Automação de pequenas centrais hidrelétricas é uma boa opção?

.

Automação de pequenas centrais hidrelétricas é uma boa opção?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Automação de pequenas centrais hidrelétricas é uma boa opção?
Autor Borges, Jeferson Pozzebon
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Administração estratégica
Sistemas de informacao gerencial : Analise de sistemas : Automacao : Tomada de decisao : Estrategia
Viabilidade econômica
Viabilidade técnica
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade de automação com possibilidade de operação a distância da Usina de Ernestina. Esta Pequena Central Hidrelétrica (PCH) esta localizada na cidade de Tio Hugo. Ela tem uma energia assegurada de 3,6 MW e potência instalada de 4,8 MW o que seria suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 25.000 habitantes. Para auxiliar na tomada de decisão alguns aspectos terão de ser analisados, tais como: a viabilidade econômica e técnica, regras de mercado para a comercialização de energia, exigências legais, estratégia de operação para as demais usinas da companhia, além das vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Durante o nosso estudo constatamos que as exigências legais em determinadas situações impõem condições que devem ser seguidas e, portanto, não são passiveis de análise. Levando-se em conta esta imposição, pudemos constatar que a operação a distância pode ser viável e não requer um investimento muito superior aquele já necessário para atender as exigências da agencia reguladora. Porém o tempo necessário para a solução de alguns problemas pode aumentar devido a necessidade de deslocamento. Ouro ponto que foi analisado foram às conseqüências da ausência de pessoas no local. Verificou-se que a fragilização da segurança poderia ser compensada com a implantação de um sistema de vigilância por câmeras de vídeo e alarme, mas por outro lado, a presença de pessoas no local pode contribuir de forma significativa nos processos. Por fim, analisou-se a repercussão da decisão a cerca desta usina nas demais usinas da companhia. Ao longo deste trabalho procuraremos analisar cada uma destes aspectos de forma que ao final os protagonistas tenham uma ferramenta que os auxilie na tomada de decisão.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/159268
Arquivos Descrição Formato
000646899.pdf (494.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.