Repositório Digital

A- A A+

Contratar mão-de-obra própria ou terceirizar?

.

Contratar mão-de-obra própria ou terceirizar?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contratar mão-de-obra própria ou terceirizar?
Autor Dias, Gustavo S.
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Administração estratégica
Estratégia empresarial
Flexibilização do trabalho
Gestão empresarial
Terceirizacao : Administracao
Tomada de decisão
Resumo O presente trabalho é um caso de ensino, baseado na experiência do autor, o qual é o protagonista da história, na empresa onde desenvolve o seu trabalho. A empresa é familiar, possui uma estrutura enxuta de funcionários e está bem posicionada no mercado. A empresa DS é uma incorporadora, fundada em 2001, que cresceu em um ritmo muito acelerado, e vem crescendo continuamente. O Protagonista deste caso é o engenheiro Gabriel, que está na empresa desde sua fundação até os dias atuais. O DILEMA está em “contratar mão-de-obra própria ou terceirizar”, por ter sido esta uma experiência vivida dentro da empresa DS, a qual teve um funcionário, o engenheiro Maurício, que pediu demissão em um momento muito delicado. Naquela oportunidade a empresa era constituída de apenas três funcionários. Muitos fatos se sucederam após a saía do Maurício, onde foi necessária a tomada de decisões estratégicas para a organização. Foram contratadas duas empresas, em caráter terceirizado, para construção de obras, em momentos decisórios distintos. Na estrutura interna, contrataram um estagiário de engenharia e uma estagiária de contabilidade. Atualmente a empresa possui quatro colaboradores e está contratando mais um. Dado o teor da experiência vivida na DS, a abordagem teórica será em torno da flexibilização da mão-de-obra e suas formas, especificamente no que tange à terceirização, estágios e multifuncionalidade dos empregados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/159280
Arquivos Descrição Formato
000646888.pdf (162.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.