Repositório Digital

A- A A+

Integração interfuncional no desenvolvimento de produtos : uma perspectiva centrada na transferência de conhecimento

.

Integração interfuncional no desenvolvimento de produtos : uma perspectiva centrada na transferência de conhecimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Integração interfuncional no desenvolvimento de produtos : uma perspectiva centrada na transferência de conhecimento
Outro título Cross-functional integration in product development: a knowledge transfer centered perspective
Autor Paslauski, Carolline Amaral
Orientador Frank, Alejandro Germán
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de produção
[en] Cross-functional Integration
[en] Knowledge Transfer
[en] Product Development
Resumo A adoção de uma estratégia voltada para o desenvolvimento contínuo de produtos com times multidisciplinares fez surgir a necessidade de uma abordagem estruturada para a gestão do conhecimento. A busca pela eficiência coletiva e complementaridade de conhecimentos é fonte de melhorias e guarda um potencial inovativo tanto no âmbito acadêmico como empresarial. No entanto, a complexidade inerente ao tópico reside no fato de o conhecimento ser, na essência, uma característica individual que deve ser explicitada, o que dificulta a sua transferência. Buscando amenizar as dificuldades intrínsecas à transferência de conhecimento o presente trabalho entrega um framework que busca classificar o conhecimento em termos de perspectiva e taxonomia, além de proporcionar aos times de PDP um diagnóstico que os permita buscar abordagens mais eficazes da Transferência do Conhecimento.
Abstract The adoption of a strategy focused on the continuous product development with multidisciplinary teams made the need for a structured approach to knowledge management. The quest for collective efficiency and complementarity of knowledge is a source of enhancements and save a potential innovative both in academic and business environment. However, the inherent complexity of the topic lies in the fact that knowledge is, in essence, an individual characteristic that need to be made explicit, which hampers its transfer. Aiming to mitigate the intrinsic difficulties for knowledge transfer this work delivers a framework that seeks to classify knowledge in terms of perspective and taxonomy, and to provide a diagnosis for PDP teams that allows them to seek more effective approaches to Knowledge Transfer.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/159297
Arquivos Descrição Formato
000937177.pdf (475.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.