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Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental

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Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental

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Título Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
Outro título Planet ROODA: innovations in the VLE from pedagogical proposals for elementary education
Autor Amaral, Caroline Bohrer do
Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patrícia Alejandra
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Fonseca, Ana Luísa Cardoso
Slodkowski, Bruna Kin
Justin, Larissa Camargo
Rosa, Lucas Souza da
Resumo Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis.
Abstract This article deals of a virtual learning enviroment (VLE), ROODA Planet, in order to schooling. The objective is to investigate how elementary school teachers elaborate proposals to the VLE considering the interactionist theoretical principles as socials exchanges, the interest and the student activity. An analysis of articles on the subject demonstrate a small number of scientific productions involving the study of VLE in elementary schools. The research methodology is a case study. The datas made up of interviews with teachers and activity logs an extension course with the VLE. As a result, as seen during the extension course, the features of ROODA Planet can increase the construction of interactionist pedagogical proposals. As example, considering sharing of ideias, sharing posts like written texts, drawings, videos and projects. The interviews show that the technological structure of public schools is poor, especially the availability of the internet. On the other hand, the smartphones are widely present in the daily lives of students and teachers, who use in their activities. This fact corroborated for the development of the third version of ROODA Planet, which will feature a mobile version.
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (jul. 2016), 10 f.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino fundamental
Tecnologia educacional
[en] Elementary school
[en] Pedagogic proposals
[en] Virtual learning environment
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159300
Arquivos Descrição Formato
001015624.pdf (538.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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