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Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação : as novas políticas curriculares em exame

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Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação : as novas políticas curriculares em exame

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Título Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação : as novas políticas curriculares em exame
Outro título Socioemotional curricula, 21st century skills and economic investment in education : the new curriculum policies under review
Autor Carvalho, Rodrigo Saballa de
Silva, Roberto Rafael Dias da
Resumo Nos regimes de implementação das políticas curriculares contemporâneas, noções como competências socioemocionais, habilidades do século XXI, paradigma holístico, currículo socioemocional e abordagem transversal tornaram-se recorrentes nos debates educacionais mobilizados pelos diferentes sistemas de ensino. O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir do campo de Estudos das Políticas de Currículo, tem como objetivo problematizar a difusão de um modelo contemporâneo de currículo socioemocional que toma os estudantes como capital humano a ser investido. Para tanto, definiu-se como corpus de análise do artigo um modelo de currículo socioemocional colocado em ação no Rio de Janeiro, no qual são examinados: a) as racionalidades governamentais que operam na implementação do currículo; b) os sentidos de conhecimento escolar e formação humana engendrados na trama discursiva curricular. O artigo apresenta, então, um diagnóstico das articulações entre infância, escolarização e neoliberalismo. A seguir, discute alguns desdobramentos subjetivos da teorização contemporânea nomeada como Big Five, analisando a promoção de um modelo de currículo socioemocional colocado em ação no Rio de Janeiro. Por fim, a partir das análises, infere que a indústria educacional contemporânea, motivada pelo imperativo de investimento econômico em educação, tem planejado tecnologias que operam no mapeamento e na tentativa de potencialização das competências socioemocionais dos alunos, tendo em vista sua qualificação enquanto capital humano.
Abstract In the implementation programs of contemporary curriculum policies, concepts such as socioemotional skills, 21st century abilities, holistic paradigm, socioemotional curriculum and transversal approach have become recurrent in educational debates mobilized by different education systems. This article results from a research that, from the field of Studies on Curriculum Policies, aims to discuss the diffusion of a contemporary model of socioemotional curriculum that takes students as human capital in which to invest. To this end, for the article, it was defined as an analytical corpus the socioemotional curriculum model put into action in Rio de Janeiro, in which are examined: a) government rationality operating in the implementation of the curriculum; b) the senses of school knowledge and human development engendered in the curriculum discourse network. The article then presents a diagnosis of links between childhood, school education and neoliberalism. After that, it discusses some subjective unfolding of the contemporary theorization named Big Five, analyzing the promotion of a socioemotional curriculum model put into action in Rio de Janeiro. Finally, from the analyses, it infers that the contemporary educational industry, driven by the imperative of economic investment in education, has planned technologies operating in mapping and trying to enhance socioemotional skills of students, aiming at their qualification as human capital.
Contido em Educar em revista. Curitiba, PR. N.63 (jan./mar. 2017), p. 173-190
Assunto Capital humano
Currículo
Política educacional
[en] Curriculum policies
[en] Human capital
[en] Socioemotional curricula
[en] Socioemotional skills
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159310
Arquivos Descrição Formato
001015500.pdf (391.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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